Especiais

PlayStation 5: a jornada até atingir 10 milhões de vendas

Novo console da Sony já tem grandes histórias para contar, mesmo com curto tempo de vida

por Vítor Amorim Heringer
PlayStation 5: a jornada até atingir 10 milhões de vendas

O PlayStation 5 alcançou a grande marca de 10 milhões de unidades vendidas em todo mundo com cerca de 7 meses de existência. Com isso, conquistou o posto de videogame mais rápido a atingir o número, pelo menos entre os hardwares da gigante japonesa.

Apesar do curto tempo de vida, o PS5 já tem muitas histórias para contar: grandes lançamentos de exclusivos, diversos jogos de estúdios terceiros, experiências dignas de nova geração e muito mais. O MeuPlayStation reuniu alguns destaques da jornada até aqui. Confira:

Os melhores e os piores jogos da nova geração

Usamos o site Metacritic para montar uma lista somente com títulos que estrearam após o lançamento do PlayStation 5, em 12 de novembro. Portanto, jogos antigos como Devil May Cry 5, NiOh, Mortal Kombat 11, mesmo com versões próprias para o novo hardware.

Os 5 melhores

  • Demon’s Souls: 92

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão: 88

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • It Takes Two: 88

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • Guilty Gear Strive: 87

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • Chicory: A Colorful Tale: 87

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

Os 5 piores

  • Balan Wonderworld: 51

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • Werewolf: The Apocalypse: 54

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • Necromunda: Hired Gun: 56

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • Dungeons & Dragons: Dark Alliance: 58

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

  • GodFall: 61

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas

As opiniões dos jogadores sobre o PlayStation 5

Perguntamos aos jogadores no nosso grupo do Facebook e no Discord como tem sido a experiência na nova geração até aqui, e um acessório está na “ponta da língua” dos usuários: o controle DualSense. A Sony trouxe uma grande evolução ao equipamento, se comparado ao DualShock 4, com tecnologias que aumentam a imersão nos jogos: resposta tátil, gatilhos adaptáveis e áudio 3D.

Guilherme Carlos destacou Astro’s Playroom, título da Team Asobi que já vem pré-instalado no PS5, como a porta de entrada para conhecer as funcionalidades do acessório. “Realmente, o DualSense é o grande diferencial da experiência. Logo no primeiro jogo que já vem com o console, você desfruta das novas funções do controle“.

Felipe Moraes também mencionou Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e Returnal como outros jogos que utilizam ao máximo o controle. Enquanto Gustavo Maganha diz ser o “melhor controle do mercado”.

Nem tudo são rosas, por outro lado. Felipe Gonçalves relatou um problema recorrente do DualSense: o R2 “frouxo”. Muitos jogadores passaram pela mesma situação, com alguns até reportando casos de “drift”.

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas
O DualSense é o mais mencionado entre os destaques do PlayStation 5, com elogios e críticas

Entre os pontos positivos, os jogadores destacaram a velocidade do SSD do PlayStation 5 e como deixou o sistema do console mais veloz, principalmente a PS Store. A loja da Sony no PS4 sofria com travamentos constantes, mas estes problemas foram resolvidos na nova geração com a alta velocidade do dispositivo e por estar integrada no sistema. Os carregamentos quase instantâneos nos jogos também ganharam elogios.

Além disso, o PS5 é apontado como um “console silencioso”, por ter um sistema de resfriamento mais eficiente comparado ao PS4 Pro, na opinião de Maganha. Já a opção de 60 FPS nos games também agradou os players que gostam de uma fluidez mais natural nas suas aventuras.

Por fim, a retrocompatibilidade da plataforma foi aprovada, com suporte até para “jogos bem antigos”, disse um fã. Vale lembrar que a retro do PS5 só funciona com títulos do PlayStation 4.

O que poderia ter sido melhor

Além das críticas à duração do DualSense, os usuários do PlayStation 5 citaram alguns quesitos que o console poderia ser melhor (fica a dica, Sony). O mais mencionado é o sistema do videogame. Os jogadores sentiram falta de alguns dos principais recursos do PS4, como a criação de pastas e personalização com temas. Os players também pediram uma timeline para acompanhar os troféus dos seus amigos.

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas
Jogadores gostariam de mais recursos no sistema do PlayStation 5

O armazenamento interno do PS5, de 825 GB, é outro tópico que merecia uma atenção maior da Sony, na opinião de alguns gamers. Na fala de um usuário, a quantidade mínima precisaria ser 1 TB para não se preocupar em gerenciar seus arquivos, aplicativos e jogos.

Um jogador também se mostrou decepcionado com a falta de títulos que aproveitam todo o poder do hardware do PlayStation 5. Por exemplo, ele gostaria de ver games utilizando a Unreal Engine 5. No entanto, o motor gráfico da Epic Games ainda está em acesso antecipado e deve demorar um pouco até ser aproveitado ao máximo.

O futuro do PS5

O horizonte do PlayStation 5 parece tão promissor quanto o seu passado e presente. Grandes franquias da Sony já estão confirmadas para chegar ao console, como o novo God of War, Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7. Além disso, Final Fantasy XVI, FF VII Remake Parte 2, Forspoken e muito mais prometem deixar o catálogo ainda mais diverso e atrativo.

O próprio Jim Ryan, chefe da Sony Interactive Entertainment, disse que a intenção da PlayStation é sempre ter os melhores jogos. Para isso, a companhia conta com diversos estúdios da PS Studios com “habilidade em desenvolver os games e exibir as vantagens da plataforma”.

PlayStation 5: a jornada até os 10 milhões de vendas
Novo God of War e Horizon Forbidden West são dois dos principais destaques do futuro do PS5

Além disso, ainda este ano, o videogame receberá outros jogos de peso, como Kena: Bridge of Spirts, Tales of Arise, Life is Strange: True Colors, FIFA 22, Far Cry 6, Battlefield 2042, Marvel’s Guardians of The Galaxy e outras obras para entreter os diferentes tipos de jogadores. O sucesso de vendas de uma plataforma está quase atrelado aos games e, pelo visto, parece que não faltarão.

A alta popularidade do console está até causando uma pequena “dor de cabeça” para a Sony. O chefe da SIE, em entrevista ao portal TMTPost, já revelou que não conseguirá atender a demanda do mercado, mesmo batendo recorde de produção da gigante japonesa. Ele ainda cita a falta dos semicondutores e o impacto da pandemia no fornecimento.

Apesar dos problemas atuais, a Sony planeja vender mais de 22,6 milhões de PlayStation 5 no ano fiscal de 2022/2023. Caso alcance o resultado, ultrapassará o recorde do PS1, quando este vendeu 22,6 milhões de unidades em 1998/1999.

Também é possível esperar outras novidades bem-vindas para o futuro do PS5, como melhorias nos recursos do sistema, correções dos problemas do DualSense e muito mais. A Sony espera tornar o console o mais bem-sucedido de sua história. Para isso, tem uma enorme comunidade para se apoiar e manter o caminho certo para um horizonte memorável.