Notícias

Jogadores reclamam de problema de “drift” no DualSense

O controle do PS5 estaria emitindo comandos de movimento, mesmo se o jogador não mexer nele

por Vinícius Paráboa
Jogadores reclamam de problema de

O DualSense é, provavelmente, uma das tecnologias que mais traz o ar de “nova geração” ao PS5, graças aos gatilhos adaptáveis e feedback tátil. Mas aparentemente, até o poderoso controle possui o seu calcanhar de Aquiles: na Internet, alguns jogadores estão reclamando de “drift”.

O “drift” é um problema no qual os joysticks registram movimento, mesmo se o player não tiver tocado o analógico. Com isso, os personagens na tela – ou a câmera – se locomovem sem o comando.

Conforme reportado pelo Kotaku, os fãs passaram a postar vídeos online com o DualSense “driftando”, além de contarem histórias sobre como estão tentando consertar o dispositivo ou até substituí-lo por meio do suporte da Sony. Existem, pelo menos, nove threads sobre o assunto no fórum GameFAQs.

O controle que eu recebi com meu PS5 já driftava só uma semana depois (comprei no lançamento) e definitivamente não foi mau uso, porque só tinha jogado menos de 10 horas naquele ponto“, diz o usuário Lionhartwolf. Ele ainda relata a sua experiência com o serviço da empresa japonesa:

Eles disseram que me enviariam uma caixa, para eu mandar (o DualSense). Eu estou esperando há duas semanas e nada. Um fator preocupante que percebi eram as instruções de envio. Apesar do (serviço ao consumidor) cara ter dito que pagaria pelo envio, o email diz que eu sou responsável (pelos custos).

O Kotaku entrou em contato com a Sony, mas não obteve resposta até o momento.

O drift não é “exclusivo” do DualSense

Ao falar sobre o “drift” de controles, é comum lembrar do Nintendo Switch, que teve problemas similares após a sua estreia, em 2017. Jogadores sem sorte batizaram o problema como “Joy-Con drift”.

Em 2019, a Nintendo reconheceu o erro e anunciou uma nova política. A partir daquela época, a empresa oferece consertos gratuitos e reembolsos por reparos prévios. Em 2020, o presidente da companhia se desculpou formalmente por toda a história.