Listas

15 jogos de PlayStation para não deixar de jogar no PS4 e no PS5

Os mais recentes consoles da Sony possuem diversos games aclamados em seus catálogos para não deixar de aproveitar

por Vítor Amorim Heringer
15 jogos de PlayStation para não deixar de jogar no PS4 e no PS5

O PlayStation 4 está há quase oito anos no mercado, enquanto o PlayStation 5 já ultrapassou os oito meses de vida. Ambos tempos mais que o suficiente para criar catálogos de jogos de peso — e a Sony não decepcionou. Os consoles contam com games aclamados por fãs e pela mídia, marcando a atual e antiga geração de videogames.

Pensando nisso, o MeuPS preparou uma difícil lista com simplesmente 15 jogos de PlayStation para nenhum jogador deixar de aproveitar no PS4 e no PS5. Os títulos abaixo são considerados quase como “obrigatórios” e não devem desapontar nem mesmo o player mais exigente.

Para montar o elenco, utilizamos o Metacritic, famoso agregador de notas, como parâmetro. Além disso, a exclusividade é apenas de consoles. Por exemplo, Horizon Zero Dawn, disponível também para PC, está no artigo — um pequeno spoiler.

The Last of Us Remastered

Não poderíamos começar a lista de melhores jogos de PlayStation de melhor forma. Simplesmente, The Last of Us Remastered. O começo da aventura de Joel e Ellie que marcou o coração de muitos jogadores. A Naughty Dog lançou o game em 2013 no PS3 e o remasterizou para PS4 em 2014. Até hoje, os seus visuais são de “encher os olhos”.

O título é focado em uma narrativa emocionante, repleta de reviravoltas e momentos de tirar o fôlego. Joel é um contrabandista com a missão de atravessar os EUA para levar Ellie aos vagalumes e, assim, tentar achar uma cura para o surto do Cordyceps. No meio disso, precisarão enfrentar os mais diversos infectados e humanos dispostos a tudo para sobreviver.

Persona 5 Royal

Os apaixonados por JRPG podem comemorar. Os consoles da Sony possuem um dos melhores títulos de toda a história do gênero: Persona 5 Royal. A obra-prima da Atlus recebeu sua versão aprimorada em 2019 com gráficos atualizados, melhorias no gameplay, novas músicas e 30 horas a mais de história, chegando tranquilamente a 120 horas de muitas aventuras.

A obra é responsável pode deixar a marca da franquia mais conhecida no Ocidente, com um sistema de combate por turnos mais simples — mas ainda com certo nível de complexidade — e uma história digna de Oscar. A narrativa é bem ao estilo de animes, ou seja, altamente recomendável para os entusiastas de produções japonesas.

God of War

GAROTO! O mais recente lançamento da franquia de Kratos, o Deus da Guerra, é aclamado por quase todos os amantes de games. E não é por menos: God of War desbancou Red Dead Redemption II, da Rockstar, e levou o prêmio de “GOTY” The Game Awards 2018, em, possivelmente, a edição mais parelha.

Ainda com foco no hack and slash, mas com gameplay um pouco mais cadenciado, o título tem como destaque a relação entre o protagonista e seu filho, Atreus. Além disso, diferentemente das primeiras jornadas da série, vemos uma versão do Kratos “mais tranquila” e experiente na mitologia nórdica. A história, gráficos e os detalhes são de impressionar qualquer um.

The Last of Us Part II

The Last of Us Part II. Somente este nome pode ser o suficiente para ser um “obrigatório” entre os jogos de PlayStation. A Naughty Dog mais uma vez acertou em cheio, expandindo a narrativa do primeiro game com escolhas ousadas e corajosas — mesmo nem todos concordando.

Personagens cativantes, gameplay fluido, momentos assustadores, paz, amor e muito mais esperam os jogadores na jornada. É válido destacar também o feito do estúdio quanto aos gráficos. Os visuais se destacam pelos mínimos detalhes, ainda mais considerando o poder limitado do PS4 para um lançamento de 2020.

Uncharted 4: A Thief’s End

A última aventura de Nathan Drake é outro sucesso da Naughty Dog, sendo o estúdio recordista desta lista. Seguindo ao estilo de seus antecessores — mas aperfeiçoando mecânicas e gráficos —, Uncharted 4: A Thief’s End traz uma jornada emocionante, momentos épicos, muita exploração, puzzles e disputas por relíquias históricas.

Além disso, apresenta um novo personagem importante para a história do protagonista. Apesar de ser o quarto game de uma franquia, os novatos podem aproveitar tranquilamente a narrativa, mas, claro, sem aquele apego pelo personagem que marcou a geração do PS3.

Demon’s Souls

O “pai dos soulslike” foi um dos títulos de lançamento do PlayStation 5, trazendo toda a ambientação e dificuldades do game de PS3 para a nova geração. Dessa vez, com gráficos de “encher os olhos” e fluidez no combate com os 60 FPS (no modo de desempenho).

Como todo grande jogo do gênero, em Demon’s Souls, os players precisam aprimorar não só os seus personagens, mas, também, suas próprias habilidades no controle. É preciso se atentar ataques e estilo de cada inimigo, explorando suas fraquezas (é mais fácil escrever do que fazer).

Bloodborne

O segundo “soulslike” entre os melhores jogos de PlayStation não poderia se outro: Bloodborne. Com um ar mais sombrio e cenários vitoriano, o diretor Hidetaka Miyazaki trouxe as principais características de Dark Souls em um combate mais voltado para esquivas e ataques.

Para muitos, é considerado a melhor obra do famoso dev japonês. Até hoje, seis anos após seu lançamento, os jogadores costumam voltar para explorar cada canto do game e encarar novamente os épicos chefes presentes no título — além de passar aquele usual estresse.

Journey

Vindo do PS3, Journey recebeu uma remasterização para o PlayStation 4 para manter o seu legado com visuais atualizados. O título é um dos indies mais aclamados dos últimos anos, recebendo diversos prêmios, incluindo de “GOTY” no DICE Awards.

Um dos pontos mais exaltados da obra é o gameplay cooperativo ao explorar um vasto mundo. A jornada é repleta de momentos contemplativos, elevados com uma trilha sonora de não tirar o dedo do play.

Final Fantasy XIV: Shadowbringers

Final Fantasy XIV, mais especificamente a sua expansão Shadowbringers, é um dos MMORPGs mais prestigiados na atualidade. Após um lançamento cheio de problemas em 2010, a Square Enix conseguiu superar as adversidades com DLCs densas, narrativas cativantes e muito conteúdo adicional.

Shadowbringers é um grande exemplo disso, considerada a melhor expansão do game. O principal destaque é sua história, assim como costuma ser em toda a franquia, com personagens envolventes e acontecimentos marcantes.

Shadow of the Colossus

Um dos maiores clássicos da Sony não poderia estar de fora da lista de grande jogos de PlayStation. Após receber um remaster para o PS3, Shadow of the Colossus ganhou um remake para o PS4, com gráficos e jogabilidade totalmente atualizados.

Em uma jornada única, Wander busca salvar a alma de sua amada e, para isso, precisa enfrentar gigantescos colossos. O desafio de achar suas fraquezas, escalá-los e derrotá-los é, certamente, recompensador. Se ainda não conseguiu aproveitar este clássico, esta é a hora perfeita.

Horizon Zero Dawn

Aloy não poderia estar de fora dos melhores jogos de PlayStation disponíveis no PS4 ou no PS5. Horizon Zero Dawn colocou a Guerrilla Games em total evidência após o lançamento de Killzone: Shadow Fall. Um mundo aberto gigante para explorar, repleto de segredos e máquinas mortíferas.

A história apocalíptica de ficção científica prende do início ao fim, instigando aos poucos até a verdade ser revelada. A protagonista é um destaque à parte, com muita originalidade e carisma, sendo uma das principais personagens femininas atualmente. Que venha Forbidden West!

Final Fantasy VII Remake Intergrade – 89

Depois de longos anos de espera, eis que Final Fantasy VII Remake está entre nós — sua primeira parte. O JRPG trouxe gráficos incríveis dos famosos personagens em uma Midgar impressionante. O combate foi totalmente atualizado, misturando ação intensa com estratégia por meio da barra de ATB, a qual permite usar itens, magias e golpes.

A versão mais bem avaliada é a de PS5: “Intergrade”. Esta melhorou ainda mais os visuais do jogo, como as polêmicas texturas, adicionou os 60 FPS e, como destaque, adicionou uma nova história com a ninja Yuffie como protagonista. Certamente, é um game obrigatório para os fãs nostálgicos e para aqueles que amam histórias repletas de fantasias.

Dreams

Já pensou em criar seu próprio jogo? Desistiu por ser muito difícil? Pois, saiba que seus problemas acabaram. Dreams traz uma série de recursos, mecânicas e opções para os fãs de games produzirem os seus games que sempre sonharam e colocaram a criatividade em dia.

A comunidade da obra é bem diversa. É possível jogar as criações de outros players e experimentar diversas ideias diferentes. Para se ter noção do nível de personalização, usuários construíram uma fase de Sonic Adventures e o resultado surpreendeu a todos.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

O mais recente lançamento da Insomniac Games, de Marvel’s Spider-Man, surpreendeu a todos com seus visuais ao estilo “filme da Pixar” rodando em tempo real no PlayStation 5. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão veio para mostrar todo o poder do novo console da Sony.

Um dos destaques desde o seu anúncio são as fendas dimensionais. Os protagonistas atravessam mundos repletos de detalhes instantaneamente, tudo graças ao SSD veloz do videogame. O título ainda se destaca por sua história leve e, principalmente, pelo seu gameplay intenso, com um grande arsenal de armas criativas.

NiOh

Para fechar a lista, temos NiOh, desenvolvido pela Team Ninja, e considerado quase como evolução de Ninja Gaiden, famosa franquia do estúdio. Novamente, a dificuldade é o grande diferencial nas diversas lutas contra chefes e mapas repletos de inimigos poderosos.

O título possui um robusto sistema de RPG, com diversas personalizações de habilidades e caminhos para seguir, dependendo somente da preferência de cada jogador. Além disso, conta com um vasto arsenal de armas e armaduras.

Diga para nós, gamer, quais desses jogos de PlayStation você já jogou? Quais ainda faltam? Fale nos comentários!