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15 anos de Left 4 Dead: o survival horror que moldou o multiplayer cooperativo

Game contribuiu significativamente com uma popularidade absurda da franquia em todas as plataformas de jogos

por André Custodio
15 anos de Left 4 Dead: o survival horror que moldou o multiplayer cooperativo

Em um mundo infestado de zumbis famintos por uma década e meia, Left 4 Dead celebra seus 15 anos desde o lançamento como um marco na história dos jogos de sobrevivência. Porém, o título não precisou de muito para ir além e hoje é considerado um clássico cult que segue inspirando games atuais.

Lançado em 18 de novembro de 2008, o game trouxe a premissa de ação cooperativa para até quatro participantes, onde o trabalho em equipe é primordial. Ao longo da campanha, hordas de zumbis vêm de todas as direções e se destacam como antagonistas de uma jornada incansável pelo escapatória.

Left 4 Dead precisou apenas de poucos anos para se consolidar como um dos maiores retornos financeiros de franquias voltadas para a matança de zumbis. Além disso, a experiência se provou duradoura como uma série de impacto, onde milhões de jogadores se reuniram para se divertir no pós-apocalipse.

Left 4 Dead
Fonte: Turtle Rock Studios

De acordo com dados do VG Insights, o game vendeu 13,2 milhões de cópias, resultando em uma receita acumulada de US$ 106,2 milhões para a Valve. Enquanto isso, a Twitch registrou um pico máximo de 140.433 expectadores, com mais de 9.576h de transmissão e 2.474 canais reproduzindo.

O título se tornou popular por exigir comunicação e participação constante de cada um dos membros, onde seria preciso, como sobreviventes, derrotar zumbis, variantes e cinco chefes especiais. Left 4 Dead também trouxe um modo onde os jogadores tinham a oportunidade de controlar os infectados.

Left 4 Dead
Fonte: Turtle Rock Studios

Bastante elogiado pela crítica, O survival horror cooperativo segue bem avaliado no Metacritic, com uma média de 89 pontos na versão de PC. Portais apontaram a captura da “tensão e ação de um filme de zumbi de Hollywood”, bem como efeitos bem realizados de iluminação e de cinemáticas.

Um ano depois, a Valve lançava a sequência de Left 4 Dead e “quebra” a indústria com uma proposta ainda mais ambiciosa. Como resultado, o segundo game alavancou as vendas da série para 71 milhões de cópias, gerando uma receita adicional de US$ 473,1 milhões.

Left 4 Dead inspira vários games nos consoles atuais

Infelizmente, os jogos nunca chegaram ao PlayStation e seguem como exclusivos de Xbox nos consoles. Porém, eles foram homenageados em Back 4 Blood, game cooperativo lançado pelos criadores da franquia original — a Turtle Rock Studios —, e por um DLC de Dying Light.

Back 4 Blood
Fonte: Turtle Rock Studios

O título de sobrevivência cooperativa também inspirou jogos de grandes franquias, como Warhammer 40,000 (Vermintide e Vermintide 2) e Rainbow Six Extraction.

Enquanto isso, propriedades como Aliens: Fireteam Elite, oferecido recentemente como um dos benefícios PS Plus, Deep Rock Galactic e Generation Zero reforçaram a necessidade de trabalhar em equipe para combater ameaças sobrenaturais.

Todos esses games, disponíveis para jogar no PS4 e no PS5, se baseiam em histórias de sobreviventes que devem abrir caminho entre esconderijos e zonas claustrofóbicas, coletando armas, munições e kits médicos.

Além disso, eles misturam cooperação para quatro participantes com um “diretor de IA”, ferramenta de aprendizado utilizada para criar cenários orgânicos e com tensão narrativa crescente.

Aliens: Fireteam Elite
Fonte: Cold Iron Studios

Quais suas memórias com Left 4 Dead? Você acha que a série merecia um retorno para as plataformas atuais? Comente!