Clube MeuPS

Por que é importante que influenciadores tenham acesso antecipado a jogos?

Muita gente reclama que a mídia recebe os lançamentos antes, mas há uma lógica por trás disso; entenda

por Thiago Barros
Por que é importante que influenciadores tenham acesso antecipado a jogos?

O acesso antecipado a jogos é um tema polêmico. Muita gente reclama que influenciadores recebem os lançamentos antes da data em que os títulos chegam ao mercado. Há fãs que acham injusto permitir que algumas pessoas possam aproveitar os games dessa forma. Mas por que será que isso é tão importante e não deve mudar em um futuro próximo?

Obviamente, você pode achar que essa é uma posição “óbvia”, já que o MeuPlayStation é uma mídia que costuma ser contemplada com oportunidades desse tipo. Porém, é uma questão bem simples de responder: quantas pessoas um veículo ou influencer pode alcançar com suas impressões sobre um produto?

Nós vemos isso a todo tempo em diversos mercados. O acesso antecipado a jogos é apenas uma extensão do que acontece com serviços e itens de várias áreas, como entretenimento e moda, por exemplo. Quantas vezes você já viu uma pessoa famosa ganhando um celular que vai ser lançado ou roupas/tênis/acessórios em primeira mão?

E, principalmente, quantas vezes você já foi influenciado por alguma dessas pessoas? Quantas vezes estava em dúvida se comprava algo, ou até mesmo descobriu um produto que lhe chamou a atenção por causa disso?

Com os jogos é a mesma coisa. Se você confia em um influencer ou site, a opinião dele não vai pesar na hora de você considerar comprar aquele game? Talvez com algumas pessoas não, e isso é natural, mas para a grande maioria do público, sim. Obviamente, cada um só vai entender o que acha de um jogo quando jogar por si.

Só que ver gameplays/ler reviews de forma antecipada faz com que o jogador saiba exatamente o que vai ter ali. E não é uma maravilha poder comprar algo (ou deixar de comprar) tendo a certeza do que aquilo irá te entregar? Ao invés de gastar R$ 300 num jogo que você espera que seja uma coisa e é outra?

Critérios para acesso antecipado a jogos

Algo muito debatido também é a questão dos critérios em torno do acesso antecipado a jogos. Quem recebe e por quê? Isso varia muito, dependendo da empresa. Para você, que nunca trabalhou com isso, e tem curiosidade, vamos revelar alguns detalhes.

Há desenvolvedoras que já enviam o código para o seu e-mail, outras enviam planilhas para preenchermos solicitando códigos e algumas com quem nós precisamos entrar em contato para saber da disponibilidade do título em questão. Certas companhias exigem os números de visitas e alcance nas redes sociais, por exemplo. Outras têm listas com influenciadores de confiança. Tudo varia.

Unboxing do PlayStation 5
MeuPS foi um dos que recebeu um PS5 da Sony

Passado o momento de “avaliação”, normalmente é enviado um guia com informações do jogo e detalhes do que podemos mostrar. Alguns jogos não têm embargo, outros têm embargos que são bem light, com só algumas restrições e data… E também temos os mais exigentes – com limitações como “não tirar screenshot de tal level em diante”, “jogar com a PSN offline”, “não publicar vídeos” e por aí vai.

Então, é só se inteirar disso e cumprir o prazo – o que pode ser bem complexo. Há jogos que são simples de zerar dentro dos dias em que você tem, mas outros nem tanto. Dois exemplos recentes, de reviews feitos por mim, comprovam isso. Resident Evil Village e Returnal – ambos com cerca de 5 a 7 dias para revisar. O primeiro é super tranquilo, o segundo precisa de dedicação.

Nem tudo são flores no acesso antecipado a jogos

E não é um trabalho fácil. Muitas vezes, a obrigação de jogar tira um pouco da diversão descompromissada que você tem. Não só por ter aquele deadline (prazo), como também pela preocupação de observar aspectos técnicos e avaliar algo para uma audiência de milhões de pessoas que irão, de uma forma ou de outra, ser influenciadas pela sua opinião.

Ou seja, claro que é uma grande oportunidade aproveitar um acesso antecipado a jogos, especialmente de grandes lançamentos, títulos AAA daqueles que todo mundo quer jogar. Mas é bom ter noção de que não é um trabalho simples, porque envolve muitos aspectos do lado profissional que vão além da simples experiência de jogar.

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos