Notícias

Shawn Layden: “Sony não queria nome da empresa no PlayStation”

Bastidores de como a marca se fortaleceu ao longo dos 30 anos de existência começam a surgir

por Jean Azevedo
Shawn Layden: “Sony não queria nome da empresa no PlayStation”

Conhecemos inúmeras histórias que nos contam sobre como a PlayStation se ergueu para conquistar o público com seus jogos. A parceria com Final Fantasy VII foi um marco, os CDs foram outro, mas nem tudo começou tão bem assim. No início, a Sony nem queria estampar o seu nome nos consoles da marca.

Quem fez essa revelação foi Shawn Layden, ex-chefe da Sony Interactive Entertainment, que contou um pouco de sua trajetória em entrevista ao Eurogamer. Ao ser questionado sobre suas memórias envolvendo a carreira junto à fabricante, ele disse o seguinte:

Quando o PlayStation foi lançado, eu ainda estava na área corporativa, na sede da Sony, onde trabalhava desde 1987. Eu estava ligado ao escritório do presidente, Akio Morita, fundador da Sony. Era seu assistente, redator de discursos, escritor e interlocutor quando necessário. Estávamos observando tudo isso à distância, por assim dizer. Mas lembro-me de uma apresentação, onde trouxeram o protótipo do PlayStation para o escritório do presidente, e pudemos ver o que estavam desenvolvendo.

Em meados de 1994, antes do lançamento, recordo-me de estar em uma sala de reuniões jogando Ridge Racer e pensando: “Meu Deus, isso vai ser incrível. Dentro da Sony, porém, acho que boa parte da liderança da época não levou o projeto a sério. Pensavam: “Meu Deus, a SEGA e a Nintendo dominam esse mercado [de consoles]. Você acha que a Sony vai entrar de lado e tentar dividir isso em três partes?” Muitos consideravam uma “loucura”, acredito que até usaram esse termo na época. Mas [o então presidente da Sony] Norio Ohga acreditava no projeto. Muitos achavam que estávamos assumindo um risco enorme. Foi uma luta conseguir que o nome da Sony estivesse na máquina — eles não queriam se associar a isso.

Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation
Fonte: Reprodução

No final das contas, atualmente a PlayStation é uma das maiores potências no mercado de consoles e divide espaço com a Nintendo e com a Microsoft. Que bom que decidiram investir no console!

Confira 10 jogaços que estão em promoção na PlayStation Store!

A Sony hoje em dia promove muito bem a marca PlayStation, que completa 30 anos nesta terça (3). Com ações dentro da PS Store, há diversos jogos em promoção que podem chamar sua atenção. Confira dez games de peso com preço especial clicando aqui!