Notícias

Ubisoft enfrenta ação coletiva nos EUA por desligamento de The Crew

Jogo de 2014 teve os servidores desligados e consumidores não querem deixar passar

por Jean Azevedo
Ubisoft enfrenta ação coletiva nos EUA por desligamento de The Crew

A Ubisoft enfrenta uma ação coletiva proposta devido ao encerramento dos servidores de The Crew em 2024. O processo, aberto em 4 de novembro na Califórnia, alega que a empresa “enganou consumidores”, que não foram informados sobre a possibilidade de o jogo se tornar inutilizável com a desativação dos servidores.

“A Ubisoft enganou os consumidores ao fazer parecer que estavam comprando o jogo, quando, na verdade, apenas adquiriam uma licença limitada para acessá-lo”, destaca a queixa. O processo enfatiza que essa confusão foi ampliada para quem adquiriu o jogo em mídia física.

The Crew

Além disso, o processo argumenta que muitos jogadores, incluindo os autores da ação, acreditaram possuir os dados do jogo, seja em mídia física ou em download digital. No entanto, o conteúdo estava armazenado em servidores remotos que exigiam conectividade para funcionar.

Leia também:

Autores querem compensação financeira por desligamento de The Crew

Os autores solicitam compensação financeira e o reconhecimento do processo como ação coletiva, abrangendo outros consumidores afetados. A Ubisoft desativou os servidores de The Crew em março de 2024, justificando a decisão por restrições de infraestrutura e licenciamento.

Como destacou o portal Games Industry, apesar de a empresa ter oferecido reembolsos a quem adquiriu o jogo “recentemente”, essa medida não beneficiou os autores, que compraram cópias físicas do jogo em 2018 e 2020, anos após o lançamento original de 2014.