PS5 Pro: preço, lançamento, 8K e todas as especulações
Muitos rumores sobre uma possível versão aprimorada do console circulam nas redes
O PS5 Pro pode não ter sido anunciado de forma oficial, mas suas especuladas configurações trazem bastante otimismo para os entusiastas pela evolução da plataforma. De acordo com os rumores, a Sony pretende fazer uma atualização bem generosa.
Tudo o que foi dito sobre o novo console até o momento é mera especulação, portanto, juntamos todas as informações divulgadas sobre o videogame em um único lugar. Abaixo, trouxemos um compilado com diversas pistas da existência do hardware.
Tudo sobre o PS5 Pro
Preço de até US$ 700 e foco no 8K
De acordo com o canal “Moore’s Law Is Dead”, o preço do PS5 Pro pode chegar na casa dos US$ 700. Esse valor justificaria, segundo o leak, o investimento em um hardware capaz de rodar jogos premium em 8K.
Vagas na Sony sugerem “expansão das plataformas”
Candidatos capazes de trabalhar diretamente com a otimização de GPUs estavam sendo procurados pela Sony no ano de 2021 para cuidar da API de renderização gráfica. O funcionário teria a missão de “expandir os limites da plataforma”.
Duas GPUS?
Outra possível configuração do PS5 Pro contaria com duas GPUs. Uma para cuidar da saída de quadros HDMI, outra para sustentar o alto desempenho. Isso entregaria gráficos de ponta e seguraria altas taxas FPS.
Após o PS5 Slim
O insider Tom Henderson acredita que o PS5 Pro só chegará após o PS5 Slim, um modelo do console com leitor de disco removível e vendido de forma separada. Suas fontes apontam para uma revelação ainda em 2023.
Processador otimizado
A Sony estaria preparando um hardware capaz de funcionar com um processador otimizado de 4nm produzido pela AMD.
Lançamento em 2024?
Em uma vazamento mais recente, o suposto PS5 Pro teve uma previsão de lançamento para o ano de 2024 divulgado pelo site Key to Gaming. Os detalhes que chegaram de forma antecipada reafirmam alguns dos tópicos citados acima:
- O desenvolvimento começou no início de 2022
- A taxa de quadros será ainda mais elevada ao reproduzir jogos em 4K
- Um novo modo performance vem sendo trabalhado para rodar em 8K
- O ray tracing será processado com uma velocidade ainda maior
- Os estúdios começarão a receber os kits de desenvolvimento em novembro de 2023
- Depois desse hardware, o foco da Sony deve mudar de vez para o PS6
Mas, novamente, vale reforçar. Muitas destas especulações podem, no fim das contas, não se tornarem realidade. O preço, por exemplo, parece um pouco salgado demais para um videogame de mesa.