Notícias

Nova patente da EA sugere criação de conteúdos e “anúncios personalizados”

Tecnologia conseguiria rastrear comportamento do jogador para gerar informações direcionadas

por André Custodio
Nova patente da EA sugere criação de conteúdos e

A EA registrou uma nova patente para gerar conteúdos personalizados aos jogadores. O registro, intitulado de “Persona Driven Dynamic Content Framework”, se basearia na “persona” e no comportamento online em games para recomendar produtos — uma espécie de fornecedor de anúncios.

O projeto é quase um mega algoritmo constituído pelos desenvolvedores e pela comunidade, onde ambas as partes se comunicam em forma de “perfis” para trocar informações. À medida que os jogadores realizam ações, se dedicam a títulos e se incluem em categorias, a publisher recomenda produtos e itens gerados processualmente.

De acordo com a descrição, a tecnologia da patente “determina uma persona de jogador […] com base em informações de jogabilidade para o usuário”. Em seguida, ela “realiza a geração de conteúdo dinâmico ou recomendações adicionais de produtos com base na persona do jogador”.

Porém, como conteúdo personalizado, o sistema da EA consultaria o usuário para obter os resultados das personas. Elas inserem os jogadores nos grupos ‘explorador’, ‘competidor’, ‘coletor’, ‘suporte’, ‘combatente’, ‘tanque/líder’, ‘comandante’ e ‘completista’. Depois disso, a função poderia acessar os dados, compará-los com os de outros e entender os gostos dos membros da comunidade.

Além disso, o registro da patente sugere que a persona pode ser usada “para adaptar a jogabilidade e aproximá-la ou distanciá-la de experiências anteriores”. Assim, também seria possível recomendar produtos — como estágios, quebra-cabeças ou itens — capazes de aprimorar o estilo de jogo ou aumentar os desafios.

EA faz brincadeira no Twitter, mas é criticada

Recentemente, a Electronic Arts foi criticada após a moderação das redes sociais tirar onda com jogos single-player. A mensagem tornou-se um dos assuntos mais movimentados e chamou a atenção dos próprios membros da empresa, com vários nomes importantes da indústria ironizando a opinião da publisher. Clique aqui para saber mais.

Essa e outras matérias você pode conferir em tempo real através da página oficial do MeuPlayStation no Google Notícias.