A nata do soulslike! 5 melhores jogos da FromSoftware, segundo o Metacritic
Listas

A nata do soulslike! 5 melhores jogos da FromSoftware, segundo o Metacritic

A partir da estreia de Demon's Souls para o PS3 em 2009, a FromSoftware trouxe sucesso atrás de sucesso

por Valdecir Emboava

A FromSoftware é um dos maiores estúdios da atualidade e muito disso se deve a Hidetaka Miyazaki, este talvez, um dos maiores diretores da atualidade. Fica difícil escolher um jogo como favorito, mas o MeuPlayStation preparou uma lista para clarear as coisas — com base nas maiores notas registradas no Metacritic até então.

Mas nem só de Dark Souls, Bloodborne e Elden Ring vive o estúdio japonês — mesmo que essas obras sejam as mais exaltadas entre os fãs. Antes de irmos para a lista, é necessário lembrar que a desenvolvedora já produziu outras grandes franquias, como a série King’s Field, Tenchu e Armored Core.

FromSoftware pode ser adquirida pela Sony
(FONTE: reprodução)

Com a estreia do Demon’s Souls original em fevereiro de 2009, a FromSoftware se reinventou explorando novos terrenos e acabou criando um subgênero conhecido como soulslike. À primeira vista, parecia ser apenas um RPG de ação, mas algo muito maior estava prestes a começar.

De mecas blindados ao horror no melhor estilo Lovecraft, o estúdio japonês lapidou seu próprio gênero com o decorrer dos anos e conseguiu consolidar ainda mais a fórmula — desde então, é sucesso atrás de sucesso.

Por uma questão de consistência, só foram listadas versões de PlayStation neste artigo. Sem mais delongas, confira abaixo os cinco jogos da FromSoftware mais bem avaliados com base nas pontuações do Metacritic!

5º lugar: Demon’s Souls (PS3) — Nota 89

Como mencionado acima, a estreia de Demon’s Souls no PS3 foi o início de tudo. Sendo o primeiro soulslike lançado, o RPG apresenta muitas ideias iniciais que a série Souls foi lapidando com o tempo, como dificuldade, a narrativa explicada nas entrelinhas e a interação do jogador com o universo.

Demon's Souls, da FromSoftware
(FONTE: reprodução)

No Metacritic, o título original está classificado com nota 89 — 79 críticas positivas e apenas duas mistas. O remake produzido pela Bluepoint Games, um dos jogos de estreia do PS5, possui nota 92.

4º lugar: Sekiro: Shadow’s Die Twice — Nota 90

Sekiro: Shadow’s Die Twice é o GOTY de 2019. Para ele, a FromSoftware adotou algumas mudanças que acabaram dividindo os fãs. Aqui, muitos dos elementos de RPG da série Souls acabaram e o estilo de gameplay é muito mais focado na maior liberdade de movimento, nas mecânicas de furtividade e no combate mais solto.

Sekiro, da FromSoftware
(FONTE: reprodução)

As pontuações gerais de usuários e críticos também diferem um pouco. Ele é classificado no Metacritic com nota 90, sendo 75 análises positivas e apenas uma negativa. Já na parte dos usuários, ele possui 1.115 reviews positivos, 98 mistos e 162 negativos.

3º lugar: Dark Souls II — Nota 91

Alguns fãs de soulslike podem ficar chocados com o fato de Dark Souls II ter uma classificação tão alta no Metacritic. Muitos se referem ao jogo como a ovelha negra da série, devido ao seu design de mundo um pouco atrapalhado e a quantidade absurda de lutas contra chefões.

Dark Souls II, da FromSoftware
(FONTE: reprodução)

Mesmo com esses “problemas”, a maioria dos críticos exaltou a experiência em sua estreia, já que o núcleo da franquia Dark Souls é superar os desafios para se tornar cada vez melhor — e a sequência consegue entregar isso com maestria. No Metacritic, sua média é de 91 pontos, sendo 67 avaliações positivas e apenas duas mistas.

2º lugar: Bloodborne — Nota 92

A FromSoftware realmente caprichou em Bloodborne, que se tornou um clássico instantâneo quando foi lançado para PS4 em 2015. O jogo pega o mistério de Demon’s Souls, o ótimo level design de Dark Souls e envolve tudo com uma ambientação horrorizante e impecável no melhor estilo Lovecraft.

Bloodborne, da FromSoftware
(FONTE: reprodução)

Além de ser recheado com boas mecânicas de RPG, a experiência também oferece combates mais rápidos e agressivos — isso sem mencionar a narrativa, que prende do início ao fim. No Metacritic, sua pontuação é uma das maiores do PS4 em contexto geral: 92 pontos, com 99 análises positivas e apenas uma mista.

1º lugar: Elden Ring — Nota 96

É como diz o ditado: “mal chegou e já sentou na janelinha”. Título mais recente da FromSoftware, Elden Ring é sem dúvida um de seus lançamentos mais exaltados. O estúdio finalmente decidiu mexer com o conceito de mundo aberto, ao criar um universo verdadeiramente imersivo — e com a dificuldade calibrada, pra iniciante nenhum colocar defeito.

Elden Ring, da FromSoftware
(FONTE: reprodução)

A FromSoftware desenvolveu a experiência de forma brilhante e não é a toa que é considerado um dos melhores jogos de mundo aberto de todos os tempos. Isso com certeza foi refletido em sua nota no Metacritic, com uma média generosa de 96 pontos, sendo 79 reviews positivos e nenhum misto ou negativo. Isso é para poucos. Será que já temos o nosso GOTY de 2022?

Sony considera adquirir a FromSoftware

Para encerrar a lista com chave de ouro, os rumores mais recentes da indústria de games sugerem que a Sony estaria cogitando adquirir a FromSoftware para a PS Studios. Confira os detalhes!