Listas

“Test your might”! Os 6 melhores jogos de Mortal Kombat

O MeuPlayStation relembra alguns dos títulos mais consagrados da série de luta conhecida pela violência

por Vinícius Paráboa

Quando lembramos de games marcantes de luta, é praticamente instantâneo pensar em Mortal Kombat. Criada nos anos 90 pela Midway Games, a franquia logo caiu nas graças do público, muito por conta da violência apresentada nos golpes e, claro, nos clássicos fatalities. Não demorou muito e a marca foi parar nos cinemas também.

Neste domingo (05), o MeuPlayStation resolveu entrar em um túnel do tempo e relembrar os seis melhores títulos da série. Para escolhermos os campeões desse ‘kombate’, usamos como parâmetro uma votação feita no nosso grupo no Facebook — aproveite e se junte à comunidade aqui!

Preparado? Então “choose your fighter” e venha conosco nessa viagem nostálgica para sabermos os melhores jogos de Mortal Kombat.

6- Mortal Kombat: Armageddon (PS2) — 2006

Mortal Kombat Armageddon

Lançado como o último título da franquia para a geração PS2, Armageddon recebeu reviews mistas por parte da crítica — sua média é de 75 no Metacritic. Cronologicamente, é considerado o último jogo da narrativa original da série, até Mortal Kombat (2011) chegar como um reboot.

No jogo, os fãs conseguiam criar seus próprios fatalities ao invés de assistirem a uma cena com um fatality pré-definido. Para isso, eles podiam aplicar diversos golpes violentos através de comandos, até a sequência terminar. Outra novidade boa do game era o modo “Kreate a Fighter”, que permitia desenvolver um ‘kombatente’ inédito.

5- Mortal Kombat: Shaolin Monks (PS2) — 2005

Mortal Kombat Shaolin Monks

Spin-off da IP, Mortal Kombat: Shaolin Monks seguia um estilo de aventura beat ’em up, onde os jogadores controlavam os monges Liu Kang e Kung Lao, em modos solo ou cooperativo. O objetivo? Como sempre, proteger o Plano Terreno das forças invasoras.

Elogiado pela imprensa por mudar o gênero da franquia, Shaolin Monks foi um sucesso comercial ao atingir 1 milhão de cópias vendidas. No gameplay, os jogadores conseguiam empilhar combos, melhorar seus ataques especiais, bem como realizarem os clássicos fatalities ao preencherem uma barra. Também era possível utilizar o cenário para matar um oponente instantaneamente.

4- Mortal Kombat X (PS4) — 2015

Scorpion, Sub-Zero, Cassie Cage, D'Vorah e Raiden em Mortal Kombat X

Sequência de Mortal Kombat (2011), a história de X começa dois anos após seu antecessor, com um ataque de Shinnok e de seu exército no Plano Terreno. Depois de ser derrotado, o vilão retorna 20 anos no futuro para buscar vingança e cabe a Raiden, Johnny Cage e cia pará-lo.

O título trouxe diversos novos personagens à série, como a humanoide/aracnídea D’Vorah, o imperador Kotal Kahn ou o pistoleiro Erron Black. Também introduziu Cassie Cage, filha de Johnny e Sonya Blade, que no Brasil foi dublada pela cantora Pitty — objeto de críticas dos fãs por algumas de suas falas.

Apesar do fato, o jogo foi bem recebido pela crítica. No PlayStation 4, a aceitação é bem positiva, com uma média atual de 83 pontos no Metacritic, com base em 81 reviews.

3- Mortal Kombat (PS3) — 2011

Também conhecido como MK9, o título é um “reboot leve” da franquia de luta. Na história, Raiden tenta evitar a todo custo que Shao Kahn conquiste seus objetivos, com a ajuda de nomes como Sub-Zero, Johnny Cage, Liu Kang, Sonya Blade e tantos outros.

Os fãs de PlayStation lembram com carinho do game. Isto porque, Kratos era um dos personagens jogáveis — exclusivamente no port de PS3. Em um dos seus fatalities, ele utiliza dois acessórios vistos em God of War III: a “Cabeça da Medusa” e os “Punhos de aço Nemeiano”. Com o primeiro, ele transforma o oponente em pedra, para depois estraçalhá-lo em mil pedaços. Relembre todas as finalizações:

2- Mortal Kombat Trilogy (PS1) — 1996

Tela de seleção de personagens em Mortal Kombat Trilogy

Lançado no PlayStation One, Mortal Kombat Trilogy servia como uma espécie de update para MK3, com cenários vistos em MK1 e MK2. Um dos grandes destaques do game foi a adição dos chamados “Brutalities”, onde o ‘kombatente’ aplicava uma longa combinação de golpes até explodir o adversário.

Outra novidade da versão é a barra de “Agressão”, que enche conforme o personagem luta (caso bloqueie ataques, esse preenchimento é dobrado). Quando ela chega ao máximo, o lutador ganha buffs como velocidade de movimento e dano, por um curto período de tempo.

1- Mortal Kombat 11 (PS4) — 2019

Scorpion e o logo de Mortal Kombat 11

Por fim, eis o Santo Graal dos fãs da franquia de luta. Mortal Kombat 11, o jogo mais recente da NetherRealm Studios, segue diretamente os acontecimentos de MK X, após a derrota de Shinnok. Raiden, agora tomado pela escuridão, promete matar todos os inimigos de Earthrrealm, para assim, protegê-la.

Mesmo tendo chegado em 2019, o título recebeu muito conteúdo pós-lançamento nos anos seguintes. Personagens de filmes clássicos, como Robocop, o Exterminador do Futuro e John Rambo. Isso sem contar adições de nomes importantes para a IP, como Nightwolf, Sindel e a tão pedida Mileena.

No Metacritic, a versão “Ultimate” — que inclui a expansão Aftermath — de PS5 possui 88 pontos de média. Isso dá uma boa noção do porquê esse jogo alcançou o primeiro lugar nessa lista, né?