Ibrahimović diz não ter autorizado o uso de sua imagem em FIFA
Ibra diz "alguém lucra" com sua imagem em FIFA há muitos anos sem autorização dele
Zlatan Ibrahimović é conhecido não só por ser goleador, mas também pela sua forte personalidade. O astro sueco usou as redes sociais na tarde desta segunda-feira para dizer que jamais permitiu o uso da sua imagem em jogos da série FIFA.
O atleta do Milan ironizou a FIFPro, organização que cuida do licenciamento de jogadores em videogames. Ele afirma não fazer parte do órgão e promete “investigar” o porquê de seu nome e rosto reais aparecerem no game.
Somebody is making profit on my name and face without any agreement all these years.
Time to investigate— Zlatan Ibrahimović (@Ibra_official) November 23, 2020
Quem deu permissão para a EA Sports usar meu nome? FIFPro? Não estou ciente de ser um membro da FIFPro e se eu sou, fui colocado (no jogo) sem qualquer conhecimento através de uma manobra estranha. Nunca permiti FIFA ou FIFPro de ganharem dinheiro em cima de mim. Alguém lucra com meu nome e rosto sem qualquer acordo em todos esses anos. Hora de investigar.
A FIFPro serve como uma espécie de “sindicato” para os jogadores profissionais de futebol e atua em 63 países pelo globo. A Itália é um deles, portanto, quando a EA entra em acordo com a organização, ela automaticamente consegue os direitos dos atletas que atuam por lá.
Licenciamento de FIFA no Brasil
No Brasil, o processo fica bem mais complicado, pois a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não é afiliada à FIFPro. Em outras palavras, as empresas de games precisam fechar contrato com os jogadores individualmente, para assim, ter o direito de usá-los em seus jogos.