Notícias

Tamanho do PS5 tem um motivo: sistema de refrigeração

Supercomputadores do console geram muita energia, diz funcionário da PlayStation

por Vinícius Paráboa
Tamanho do PS5 tem um motivo: sistema de refrigeração

Há alguns dias, um funcionário da Intel fez uma comparação de tamanhos entre o PS5 e outros consoles. Através da imagem publicada por ele, os fãs descobriram que o videogame next-gen será maior em relação a PlayStations antecessores. No entanto, engana-se quem pensa que isso se dará por puro capricho da Sony. Na verdade, o grande motivo é a dissipação do calor de dentro da máquina.

A informação foi dada pelo vice-presidente de design de experiência do usuário da PlayStation, Matt MacLaurin. Em publicação no seu perfil do LinkedIn, ele explicou que como o PS5 consome mais energia, a equipe precisou aumentar seu tamanho para evitar problemas de aquecimento. Ao responder um fã, ele disse:

Térmica. Esta geração tem supercomputadores pequenos. Enquanto o processador de sete nanômetros entrega um desempenho incrível para a energia, esta energia é extrema. A tecnologia é tão nova que gera muito calor, por isso precisamos de espaço para dissipá-lo.

Pelo menos em altura, o PS5 supera todos os modelos de PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e até o Xbox Series X. Em largura, a história já é outra: o XSX é o maior de todos. Compare-os abaixo:

PS5 COMPARE_1

Recentemente, uma patente do sistema de refrigeração do dev kit veio a público. Obviamente, por se tratar de um documento referente ao dev kit, a tecnologia não deve funcionar exatamente como na versão oficial do PlayStation 5. Mesmo assim, dá uma ideia de como a Sony planeja acabar com qualquer possibilidade de superaquecimento. O console teria diversos ventiladores que forneceriam ar a um dissipador. Em seguida, a corrente quente iria para a fonte, sendo finalmente expelida pelas laterais do aparelho.

O PS5 tem janela de lançamento programada para o fim de 2020.