The Last of Us 2 terá opções acessíveis, mas não perderá a tensão
Tensão é um elemento chave para a experiência.
A Naughty Dog quer que “o máximo de pessoas joguem” The Last of Us 2 e, por isso, contará com opções de acessibilidade para abraçar os vários tipos de gamers. No entanto, o recurso não vai interferir na tensão da história.
Em entrevista ao 3DJuegosMX, o diretor do jogo, Neil Druckmann, revelou que o título poderá ser aproveitado por diversos jogadores. Mesmo com configurações mais fáceis de gameplay, a história não vai ser diminuída. Na verdade, o objetivo da Naughty Dog é, justamente, oferecer a possibilidade de todos entrarem nesse enredo.
Queremos que o jogo seja acessível. Dessa forma, muitas pessoas jogarão. Ainda sim, todos ainda terão uma experiência tensa. É um elemento muito importante para a história de Ellie […] Temos vários recursos de acessibilidade. Sabemos que nem todos possuem a mesma habilidade, tanto visual quanto auditiva. Queremos que todos possam aproveitar a história.
A acessibilidade nos videogames tem sido um assunto abraçado pelos diretores. O objetivo das companhias é entregar uma experiência que possa ser aproveitada por todos. Um outro jogo com o recurso garantido é Death Stranding. Hideo Kojima revelou que o título contará com um modo “Muito Fácil” para quem quiser se focar somente na história.
Tensão é o que não falta em The Last of Us 2
O co-diretor do jogo, Anthony Newman, compartilhou outros detalhes do jogo que vão garantir a imersão na experiência tensa. Os batimentos cardíacos de todos personagens no game serão perceptíveis, dependendo da situação em que eles se encontram. O elemento não será uma “mecânica controlável”, no entanto a respiração será mais audível conforme a tensão cresce.
Toda ação que o jogador tomará, terá um impacto nos sons que Ellie produz. Até ficar perto de um inimigo fará ela respirar mais fundo, trazendo tensão e realismo.
Em outra entrevista, o co-diretor também revelou que o sistema de animações no título da Naughty Dog será inovador. As reações não só de Ellie, como dos inimigos e até dos animais serão construídas “quadro-por-quadro” pela inteligência artificial, segundo ele.
The Last of Us 2 chegará ao PlayStation 4 em 21 de fevereiro de 2020.