Novidades

Dicas de sobrevivência para Bloodborne

por Daniel dos Reis
Dicas de sobrevivência para Bloodborne

Se você é um daqueles que decidiu se aventurar pelas masmorras de Bloodborne sabe muito bem que a morte é a sua principal companheira. O título da From Software não perdoa, nem por um segundo, os jogadores de primeira viagem. Mesmo aqueles que são experientes nos games da saga Souls, por vezes, sentem algumas dificuldades.

Sabendo das dificuldades que os jogadores podem encontrar durante o gameplay, a Sony elaborou algumas dicas e estratégias que podem ajudar os mais desesperados. Entretanto, tenha em mente que você vai continuar morrendo fervorosamente.

Desenvolvendo seu personagem

  • Escolha com cuidado: Tenha um relativo cuidado ao escolher a origem do seu personagem. A escolha adequada do perfil do seu herói vai lhe poupar muito tempo e sangue. Note que cada “Origem” tem suas particularidades e estilos diferentes.
  • Status: Vitalidade concede mais saúde e é sempre útil. Resistência e força são apostas interessantes se você quiser maximizar os seus atributos corpo-a-corpo. Seja qual for seu estilo de jogo, escolha as estatísticas principais e as aumente sempre que possível.
  • Sangue: Echoes são a sua moeda, tanto para a compra de itens como para nivelamento de características. Se você morrer (e você vai!), suas Echoes serão perdidas, mas não se desespere! Você pode voltar no local de sua morte e resgatar suas “moedas”. Lembre-se de procurar por uma poça de snague no chão ou um inimigo com olhos brilhantes. Derrote-o!
  • Vestimenta: Assim que possível, acumule Echoes para comprar o traje de Yharnam na loja (Sonho de Caçador). Esta nova roupa vai aumentar muito a sua defesa e pode ajuda-lo a sobreviver no início do jogo.

Estratégias de combate

  • A melhor defesa é o ataque: Bloodborne preza pela inteligência. Após receber dano, por alguns segundos, você poderá recuperar a energia (HP) perdida. Para tanto, ataque imediatamente os inimigos, sempre com cuidado.
  • Travar mira. Você pode pressionar o R3 e travar a “mira” em um inimigo, você  verá um círculo em torno dele. Para atirar itens, como coquetéis Molotov, é necessário travar a mira nos inimigos. Entretanto, nem sempre se concentrar em um inimigo é a melhor escolha. Ao lutar com vários adversários ou certos chefes você deve, necessariamente, ter mais liberdade para se movimentar. A dica é: Trave a mira quando o inimigo for difícil. Ex: Lobos e Trolls.
  • Armas: Armas de fogo provocam pouco dano. Em vez de atirar loucamente nos inimigos, use-as para atordoá-los. Um tiro dado na hora exata vai fazer com seu adversário perca o “rumo”, neste momento você pode atacar com suas armas primárias.
  • Munição: Precisa de munição rapidamente? Não se preocupe. Toque no direcional para cima e, ao custo de um pouco de vida, você recebe alguns cartuchos. Se você for rápido, poderá recuperar o HP perdido atacando um inimigo por perto, lembre-se do primeiro item!
  • Cura: Frascos de sangue são relativamente comuns em Yharnam, por isso não poupe!
  • Molotov: Logo no início, Molotovs serão o seu melhor amigo. Eles são acessíveis e causam danos significativos nos inimigos. Procure sempre por eles!
  • Golpe poderoso: Um ataque poderoso que você vai querer repetir é o Lunging. Pressione para cima no analógico esquerdo e R2 simultaneamente;
  • Desgaste de armas: Não sei se você percebeu, mas suas armas se desgastam com o tempo. Procure sempre voltar ao Sonho de Caçador para reparar suas “ferramentas de trabalho”;
  • Tocha: A tocha pode ser utilizada para iluminar espaços e para causar um pouco de dano. Mas, quando equipada ela também pode afastar alguns inimigos que tem “medinho” de fogo.
  • Prepare emboscadas: Tente atrair os inimigos para locais de difícil acesso, onde eles sentem dificuldades de movimento. Mate-os com segurança nestes locais.

Central de Yharnam

  • Cuidado com os lobos: Lobos significam problemas. Eles são muito ágeis e causam um porção enorme de danos. Nunca enfrente mais de um ao mesmo tempo. Quando se deparar com uma alcateia, tente atrair um a um. Jogue pedras (Pebble) em um deles e mate-o sem perdão. Repita o processo até que todos estejam mortos.
  • Trolls: No início do jogo, não brinque com o Trolls. Utilize coqueteis Molotov. Se você não tem este luxo, trave a mira no inimigo e utilize muito os recursos de esquiva.
  • Pedras: Na Central Yharnam os inimigos se aglomeram ao redor de fogueiras. Atire pedras para dispersá-los e atraí-los.
  • Rotas Secretas: Explore o ambiente para encontrar caminhos e rotas secretas, e não se esqueça de destravar as portas e portões para criar atalhos.
  • Bata nas Portas: Mantenha-se atento para as lanternas iluminadas perto de portas ou janelas. Nestes locais você consegue interagir com os NPC’s e alguns lhe oferecem missões secundárias.

Estas são dicas gerais, que podem ajudá-lo no início da jogatina. Certamente elas não são garantias do seu sucesso. Em resumo: Você não vai se tornar o matador de Yharnam, mas podem ser muito úteis.

E aí, como anda sua experiência com Bloodborne?