Review

Sackboy: Uma Grande Aventura para PC: vale a pena?

O pequeno gigante da PlayStation deixa a ação de lado para trazer uma experiência de plataformas aos computadores

por Valdecir Emboava
Sackboy: Uma Grande Aventura para PC: vale a pena?

Dando continuidade na estratégia de lançar os principais títulos da PlayStation Studios nos computadores, a Sony disponibilizou o port de Sackboy: Uma Grande Aventura para PC no fim de outubro.

A estreia vem pouco após a chegada de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões no PC — um trabalho muito bem feito do estúdio Iron Galaxy, inclusive. Agora, o jogo de plataformas traz uma nova variedade da casa aos computadores, já que a Sony só portou seus principais títulos de ação até o momento.

Nomes como God of War, Marvel’s Spider-Man e Days Gone são apenas alguns dos exemplos que mostram o compromisso da gigante japonesa com a plataforma. Mas será que Sackboy: Uma Grande Aventura, que tem uma estrutura bem diferente, se saiu tão bem quanto eles? Confira a seguir na análise do MeuPS!

Lembrando que, como nos casos anteriores, a nota foi dada com base na avaliação do port — então não espere por impressões do enredo, mecânicas de gameplay e outros aspectos. Para tais detalhes, clique neste link!

Uma grande aventura no PC

Sackboy: Uma Grande Aventura foi um dos primeiros jogos a chegar ao PS5 em novembro de 2020 — uma grande responsabilidade para Sumo Digital, já que precisava oferecer boas justificativas para os fãs embarcarem na nova geração. E as primeiras impressões foram boas, principalmente pela taxa de quadros a 60 FPS e resolução em 4K dinâmico, conforme apontado pelo Digital Foundry na época.

E a versão de PC consegue evoluir essas configurações, já que agora oferta o 4K nativo e taxa de quadros desbloqueada. Além disso, há opções variadas de ray tracing e a possibilidade de usar o DLSS da NVIDIA (tecnologia que aprimora imagens renderizadas em resoluções mais baixas através de uma inteligência artificial).

Sackboy: Uma Grande Aventura
Sackboy: Uma Grande Aventura foi um dos primeiros games a chegar ao PS5 (FONTE: reprodução)

Mas, claro, tudo vai depender do conjunto da sua máquina. Para esta review, por exemplo, a configuração usada foi a seguinte: uma placa de vídeo RTX 2070 Super, processador AMD Ryzen 9 3900X, 16 GB de RAM e um SSD M.2 NVMe. É um conjunto bem competente, mas prejudicado pela ausência de um monitor com 4K.

Por essa razão, foi possível obter uma resolução máxima de 2K (2560 x 1440p, o tradicional Quad HD), mas com a taxa de quadros superior ao do PS5. No fim das contas, a experiência no PC não é tão diferente assim se comparada ao console da Sony.

O port é bem feito, mas não é perfeito

Ao conferir Sackboy: Uma Grande Aventura mais de perto no PC, percebe-se que, se comparada à versão de PS5, não há diferenças muito perceptíveis na experiência em si.

Mas a razão para isso é muito simples: trate-se de um jogo de plataforma 3D no qual o personagem é quase sempre enquadrado à distância. Em games de ação como God of War ou Days Gone, por exemplo, um conjunto de opções gráficas mais robusto impacta na experiência por conta dos elementos de gameplay — que são muito mais complexos.

Confira abaixo as especificações necessárias para rodar o port em diferentes modos:

Sackboy: Uma Grande Aventura
(FONTE: reprodução)

Mas nem por isso Sackboy: Uma Grande Aventura deixa de entregar um bom conjunto visual no PC, mesmo que não seja perfeito neste aspecto. O port oferece opções variadas de ray tracing, onde os reflexos ou efeitos de luzes são muito mais nítidos que no console da Sony, embora a média de quadros gire em torno de 60/70 FPS — não tão diferente do PS5.

Você verá uma melhora notável na performance se ativar o DLSS da NVIDIA. Aqui, mesmo com o ray tracing ligado em uma configuração mais baixa, foi possível manter uma taxa média de quadros em torno de 100 FPS — muitas vezes com picos de até 120.

Isso reforça o fato de que a tecnologia é indispensável, principalmente se seu PC não for tão potente, afinal, ela consegue aprimorar a imagem sem consumir muito processamento da máquina.

O resultado disso é um gameplay mais fluído por conta da taxa de quadros extra, mesmo que o impacto na experiência não seja tão perceptível por conta dos pontos explicados acima.

Porém, houve alguns problemas: a tela congela por cerca de 1s em partes aleatórias — e isso aconteceu com uma certa frequência. Além disso, há bugs pontuais e algumas texturas mal otimizadas, mas todos esses contratempos podem ser facilmente otimizados através de um update.

Fique longe do mouse e teclado

Há uma variedade de controles compatíveis com Sackboy: Uma Grande Aventura no PC, incluindo o mouse e teclado — mas eles definitivamente não são uma boa opção neste caso. Talvez seja por isso que a Sony está oferecendo suporte total ao DualSense, então também espere pelo feedback tátil e gatilhos adaptativos.

Sackboy: Uma Grande Aventura
(FONTE: Valdecir Emboava)

Além disso, é possível aproveitar o game através de outros controles, incluindo o do Xbox e o DualShock 4. Embora essas opções não tenham as mesmas nuances que o DualSense, ainda são perfeitamente jogáveis de qualquer maneira.

Sackboy: Uma Grande Aventura para PC: vale a pena?

Sackboy: Uma Grande Aventura continua incrível nos computadores. Você passa horas jogando as mais de 50 fases sem sentir o peso da repetitividade, já que há uma variedade muito grande de desafios para se aproveitar.

Vale lembrar: além de todas as skins disponíveis atualmente, o port também vem acompanhado de um multiplayer cooperativo para até quatro jogadores — deixando tudo ainda mais divertido.

Sackboy: Uma Grande Aventura
Sackboy: Uma Grande Aventura de PC tem lista recheada de skins (FONTE: Valdecir Emboava)

Porém, com o preço de R$ 249,90 na Steam e na Epic Games Store e a recepção não tão amistosa dos jogadores no PC, a Sony também poderia ter aproveitado a oportunidade e oferecer uma espécie de “Passe de Amigo” ou algo semelhante para atrair mais público.

Tirando os contratempos de congelamento de tela e alguns bugs pontuais mencionados na análise, sua performance no PC é fluida e traz uma boa experiência — embora não oferte grandes novidades para quem já o jogou anteriormente.

Sackboy: Uma Grande Aventura
(FONTE: reprodução)

Portanto, Sackboy: Uma Grande Aventura dá motivos de sobra para os fãs de primeira viagem aproveitarem essa jornada com o pequeno gigante da PlayStation. O preço pouco convidativo até pode ser facilmente driblado por um período de ofertas nas plataformas — que, por sorte, acontecem com certa frequência.

Veredito

Sackboy: Uma Grande Aventura
Sackboy: Uma Grande Aventura

Sistema: PC

Desenvolvedor: Sumo Digital

Jogadores: 1 a 4 jogadores

Comprar com Desconto
78 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Port tem boa performance através do DLSS da NVIDIA
  • Suporte às funcionalidades do DualSense para jogar no PC
  • Multiplayer para até quatro jogadores
  • Jogo continua proporcionando uma experiência incrível com uma boa variedade de fases
Desvantagens
  • Congelamentos de tela que acontecem aleatoriamente e com frequência
  • Preço nas plataformas de PC está pouco convidativo
Valdecir Emboava
Valdecir Emboava
Jornalista
Publicações: 3.827
Jogando agora: Resident Evil 4 [remake]
Jornalista de games desde 2017. Amo uma boa experiência, independente do gênero.