Review

LEGO Harry Potter Collection: Vale a pena?

por Thiago Barros
LEGO Harry Potter Collection: Vale a pena?

– After all this time?

– Always.

3 - Selo de PrataA busca pela Pedra Filosofal, o Basilisco na Câmara Secreta, a libertação de Sirius de Azkaban, o Torneio Tribruxo, a Ordem da Fênix, as dicas do Príncipe Mestiço e as Relíquias da Morte. Tudo em um só local. LEGO Harry Potter Collection é como o Mapa do Maroto: tem tudo o que você imaginar de Hogwarts em um só local. Só que em formato de LEGO e com muito bom humor!

Esta é uma coletânea que reúne todos os jogos da série LEGO Harry Potter em um só local. Ou seja, você vivencia todas as aventuras do bruxinho mais famoso do mundo em um único game no seu PlayStation 4. O Meu PS4 jura solenemente não fazer nada de bom e conta para você os detalhes desta experiência.

Lumos!

Os fãs de Harry Potter vão se arrepiar já na introdução do game, com a música tema da série, já um clássico do compositor John Williams, e o castelo de Hogwarts sendo reproduzido. A partir dali, está começando uma nova forma de ver os filmes da série, com muitas cenas adaptadas ao estilo do game, ou seja, em LEGO, mas com tweaks para ficar mais atrativas e bem humoradas.

harry-potter_ps4_1

É importante destacar isso sobre o enredo do game: ele segue a linha dos filmes e livros de J.K. Rowling, é claro, porém nem tudo é exatamente igual ao que acontece na telona e nas páginas. Nada de importante da história é mudado, mas há reações e pequenos detalhes que ganham o toque de humor característico dos games em LEGO.

Além disso, temos que destacar que não há diálogos entre os personagens. Não espere comprar o game e ouvir a voz de Daniel Radcliffe no bonequinho de LEGO de Harry Potter ou algo assim. Os personagens “falam” apenas uns grunhidos esquisitinhos para darem a ideia de que estão conversando em algumas cenas, mas nada além disso.

Reparo!

LEGO Harry Potter Collection é um remaster, porém não há muito o que refazer nos jogos para PlayStation 3, que foram ótimos. A jogabilidade é simples e é um dos destaques do game pelos atrativos oferecidos. São vários puzzles, diversos cenários, possibilidade de controlar múltiplos personagens do universo Harry Potter…

Tudo isso, porém, acaba ficando um pouquinho repetitivo quando se joga uma coletânea com a aventura inteira do bruxinho mais famoso do mundo em sequência. Os quebra-cabeças acabam tornando-se desafios simples demais. Há muita coisa para se fazer, porém sempre com o mesmo estilo de jogo.

harry-potter_ps4_2

O que é legal é que o game, apesar de linear e seguir as histórias dos filmes de Harry Potter, é quase um mundo aberto. Você pode manter a ordem das missões, mas também pode passear por Hogwarts e ir coletando itens e alcançando objetivos à parte.

Mesmo assim, não dá para negar que Harry Potter em LEGO é divertido. Os cenários são muito bem construídos, os personagens refletem muito bem os criados por J.K. Rowling e graficamente o jogo é razoável. Não chega a ser tão bonito quanto a maioria dos jogos do PlayStation 4, mas merece elogios.

Um detalhe que incomoda um pouco é o visual dos menus. Não faz tanta diferença na hora de jogar, mas os responsáveis pelo game poderiam ter redesenhado esta parte, que não tem nem cara de PlayStation 3, mas sim de Play 2.  

Nox!

LEGO Harry Potter Collection deve ser analisado pelo que é: uma coletânea remasterizada de jogos que não são novidade para ninguém e nem foram grandes sucessos. Ou seja, não é um game que possa ser recomendado para todos. Além disso, é bem de nicho, voltado mais para públicos infantis e/ou fãs de Harry Potter.

Eu sou fã de Harry Potter e achei a experiência bem divertida – apesar de ser longa e acabar ficando um pouco repetitiva, já que a mesma coletânea traz todos os filmes da série para os games nesta adaptação de LEGO. A ideia é essa, e é ótimo ter tudo em um pack só, porém o jogador vai cansar se jogar todos os dias.

harry-potter_ps4_3

No geral, LEGO Harry Potter Collection agrada. Poderia ter uma jogabilidade um pouquinho melhor trabalhada e alguns puzzles mais inteligentes, mas segue o enredo dos filmes, tem o visual super bem feito e é divertido, especialmente se você jogar com um amigo. Mas não é para qualquer um.

Se você não curte Harry Potter ou não tem crianças em casa, pode passar longe do título. Se por outro lado, é fã da saga ou quer um jogo divertido para os pequenos, vale esperar uma promoçãozinha e garantir o seu; apesar de que ele nem é tão caro assim. Afinal, são várias histórias em uma só, com comandos bem simples, gráficos bonitos e histórias mundialmente famosas. Malfeito feito.

harry-potter_ps4_4

Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 1.938
Jogando agora: Ghostwire Tokyo
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.