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Monstro! GTA V já gerou US$ 1.4 bilhão em receitas digitais, aponta estudo

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por Daniel dos Reis
Monstro! GTA V já gerou US$ 1.4 bilhão em receitas digitais, aponta estudo

Grand Theft Auto V é um monstro. Lançado em 2013, o título da Rockstar Games figura em quase todas as listas de mais vendidos de vários mercados. E mesmo tanto tempo após seu lançamento, o jogo continua a ser um blockbuster de muito respeito.

Mas, mesmo que as vendas das cópias físicas e digitais estejam sempre em alta, a principal fonte de receitas do game vem dele próprio através das microtransações presentes in-game.

Um estudo realizado pela Super Data, uma empresa que realiza diversos estudos e pesquisas no mercado de games, aponta que GTA V gerou receitas de aproximadamente US$ 1.4 bilhão, só com as vendas dentro do próprio jogo. Um número muitas vezes maior que as vendas do jogo nas lojas.

E o sucesso não tem muitos segredos. Deve-se, principalmente, pela política do estúdio em lançar regularmente conteúdos adicionais para o modo online, movimentando a comunidade, fazendo com que os jogadores continuem sempre a visitar Los Santos.

Isso impacta na comercialização de pacotes extras, principalmente naqueles que oferecem dinheiro para se gastar no jogo. Um bom exemplo é pacote de dinheiro Megalodonte (R$ 201,99 na PSN), que oferece $ 8 milhões para se gastar no modo online.

O gráfico abaixo ilustra a rentabilidade do título:

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O estudo ainda reforça que os conteúdos oferecidos via DLC são fundamentais para geração de receitas dos estúdios, que identificam neles uma forma de lucrar mais, haja vista os altos custos para desenvolver um jogo AAA atualmente.

No mercado digital, só em 2017, as receitas advindas de conteúdos extras (DLCs e Expansões) vão representar 50% das vendas totais. Um parcela muito representativa.

Entretanto, a indústria ainda não encontrou um modelo adequado. Muitas empresas acabam por pulverizar o mercado com uma quantidade enorme de DLCs. Não é raro encontrarmos jogos em que a política de conteúdos extras acabou por criar uma má reputação em torno do produto. Exemplos fáceis vem à mente: Street Fighter V, Mortal Kombat X, Star Wars: Battlefront, Battlefield, entre outros.

Além disso, a famigerada estratégia do pay-to-win vem se tornando muito comum em vários jogos.

Mas a própria Rockstar Games mostra como construir um modelo sustentável. Atualizações gratuitas consistentes e relevantes, suporte aos jogadores e respeito para com os fãs. O resultado não poderia ser outro a não ser sucesso.