Novidades

Middle Earth: Shadow of War não será censurado no Japão

You shall pass!

por Thiago Lima
Middle Earth: Shadow of War não será censurado no Japão

Parece que os games realmente influenciam culturas. É o que está acontecendo no Japão, onde Middle Earth: Shadow of War foi mais um jogo, com violência no enredo, que não foi censurado, pelos órgãos especializados japoneses.

Um sinal claro da importância dos jogos de videogame, mesmo naqueles países onde a cultura da censura aos jogos com temáticas mais fortes ainda seja bastante evidente.

Fazendo a felicidade dos jogadores orientais

A Warner Bros no Japão anunciou que Middle Earth: Shadow of War foi liberado no país com o selo de censura conhecido como CERO Z, que indica o game como apenas para jogadores com mais de 18 anos.

Mas a boa notícia é que o game não sofreu censura, ou seja, não teve cortes de acordo com a avaliação das autoridades japonesas, o que liberou o jogo para ser lançado localmente em total sintonia com o restante do mundo.

Assim, diferente do que acontece na grande maioria dos jogos lançados simultaneamente no ocidente e na terra do sol nascente, dessa vez não haverá mudanças nos games com localização diferentes.

E se é para agradar aos fãs da região, a Warner ainda garantiu que Middle Earth: Shadow of War será totalmente localizado em japonês, com lançamento previsto para 12 de outubro deste ano.

Uma nova tendência japonesa

Ao que tudo indica, a não-censura de jogos passa a uma nova forma de pensar dos japoneses, já que, recentemente, Gears of Wars 4 também recebeu o mesmo tratamento e foi liberado pelos responsáveis pela censura no país.

Mas a expectativa não é alta, pelo game, somente no Japão. Os fãs brasileiros da franquia também aguardam ansiosamente pelo título, que chegará às lojas brasileiras no dia 10 de outubro de 2017.

Se ainda não teve a oportunidade, enquanto aguarda pelo lançamento de Middle Earth: Shadow of War, confira o trailer da história exibido durante a E3 2017: