Novidades

God of War: entenda o conceito e a criação de Atreus, filho de Kratos

Detalhes da idealização e desenvolvimento do futuro deus

por Andrei Longen
God of War: entenda o conceito e a criação de Atreus, filho de Kratos

God of War é um dos jogos mais aguardados no PlayStation 4. Depois de dizimar o Olimpo em busca de vingança, Kratos agora vai para a mitologia nórdica. Mas ele não estará sozinho nessa: Atreus, seu filho, o acompanhará durante toda a jornada. E chegou a hora de saber como o garoto foi idealizado e criado pelo Santa Monica Studio.

Em uma entrevista ao PlayStation Blog, Cory Barlog, criador do game, deu detalhes de como visualizou a importância da presença de uma criança na narrativa. A história vai mostrar uma paternidade presencial de Kratos e desenvolver o relacionamento entre ambos.

A ideia é contrabalancear dois pontos primordiais. A primeira é que Kratos vê no filho a segunda chance de ter sucesso como pai, além de poder redescobrir sua humanidade há muito tempo perdida. Já Atreus precisa se adaptar àquele mundo, parar de se comportar como uma criança vulnerável e começar a agir como um verdadeiro deus.

A aparência de Atreus

O primeiro passo foi definir a aparência de Atreus. Mas, segundo Barlog, esse processo foi bastante complicado, já que era necessário pensar em um visual que combinasse com a sua personalidade no jogo.

No começo, tentei descrever aos nossos artistas pelo que Atreus passaria, e o que ele já tinha feito. Dei a eles uma ideia do mundo que ele estava prestes a vivenciar – um mundo que não será amigável. Mas não acho que isso ajudou muito o time.

Em um ponto nós sentamos e dissemos a nós mesmos, “Como Kratos seria com 10 anos de idade? Vamos fazer um desenho e ver se encontramos algo análogo a partir do qual podemos trabalhar.’ Mas isso também não funcionou. Era meio engraçado e estranho.

Atreus é baseado em uma pessoa real

Até que a equipe de desenvolvimento encontrou um garoto que serviu de plena inspiração para o visual de Kratos. As feições faciais se encaixaram perfeitamente no projeto. E a decisão final estava tomada.

Conhecemos Sunny Suljic e o teste dele nos surpreendeu completamente. Era algo tipo ‘Nossa, esse moleque é incrível.” E aí aconteceu algo maluco – ele tinha a exata cara que imaginei para Atreus. E partiu daí. As imagens iniciais que escaneamos de seu rosto eram impressionantes.

E isso foi até antes de adicionar cabelo nele. Ele tinha esses enormes olhos azuis com uma cara de inocência. Mas também parecia ter visto coisas. Ele era perfeito.

1

A relação entre Kratos e Atreus foi definida em um conto 

A história de relacionamento entre Kratos e Atreus que será contada no game foi escrita em um breve conto bem no início do projeto de God of War. Foi uma espécie de rascunho que serviu de ponto de partida para os roteiristas fazerem experimentos e desenvolver algo que, mais tarde, se tornaria o enredo do jogo.

Criei a história para o resto da equipe,” Barlog se recorda. “Eles podiam ler, podiam visualizar, eles podiam sentir como se estivessem lá. Ele podiam dizer, ‘Ah, então esse é Kratos agora, e esse é seu filho.’ Eu acho que esse conto realmente ajudou a equipe a abordar isso.

A definição do estilo de educação de Kratos com Atreus

Um dos dilemas da equipe de desenvolvimento foi como equilibrar a dosagem de criação e de educação de Kratos com Atreus. Afinal, o personagem vinha de uma sequência de brutalidades em 6 jogos, arrancando vísceras de criaturas mitológicas e matando divindades gregas sem piedade.

Descobrir como acertar isso direitinho foi difícil. Kratos não é um cara que vai conversar muito com você. Acho que muitos de nós tiveram pais que são de uma geração não muito loquaz. Eles eram homens de poucas palavras. Não quer dizer que você tinha um relacionamento ruim, só queria dizer que eles não eram muito conversativos na maior parte do tempo.

Acho que uma pessoa disse que uma versão inicial era deprimente; que Kratos era duro demais com Atreus e tínhamos ido longe demais. Mas esse feedback eventualmente nos levou ao momento mágico da revelação original da E3, no qual Kratos começa a gritar com Atreus e então respira fundo.

Ele precisa se acalmar, falar com dentes rangendo e explicar para Atreus onde ele errou. E isso é real; é um momento de verdade. Não surgiu imediatamente; veio desse desafio inicial com o resto da equipe.

2

Ensinando um garoto a agir como um deus

Na sua nova tentativa de ser um pai, Kratos terá que iniciar o Atreus a agir como um deus. Mas a equipe de desenvolvimento não tinha ideias de como exatamente construir essa dinâmica de aprendizado. Afinal, com Kratos em uma nova mitologia e com a vontade em fazer o garoto não herdar a mesma insanidade, os produtores precisavam procurar alternativas.

Não é tanto sobre Kratos ensinando Atreus como ser um deus, mas como não repetir os mesmos erros dele. Para Kratos, ser um deus é uma doença. É uma doença que ele passou para esse garoto. E ele não quer isso. Em nossas crianças, muitas vezes enxergamos nossos próprios erros – as piores partes de nós mesmos, amplificadas.

Mas Kratos odeia tudo sobre ser um deus. Tudo que ele quer é garantir que os erros que cometeu não sejam passados e repetidos. Mas então, é claro, ele também precisa garantir que seu filho possa se cuidar – não é um mundo amigável lá fora.

Ensinando um deus a ser humano

Essa foi uma outra questão bastante discutida pelo Santa Monica Studio. E, ao que tudo indica, Atreus terá um papel importante em ajudar a converter o passado sanguinário de Kratos em algo mais próximo ao comportamento humano sadio. Mesmo o garoto não tenha noção disso conscientemente.

A humanidade de Kratos está presa em um cofre profundo dentro de si mesmo. O caminho até ele é longo e difícil. Mas uma vez que Kratos chegue lá, se relacionar com seu filho será como andar de bicicleta. Só foi suprimido por tempo demais.

God of War tem lançamento previsto para o começo de 2018. E é exclusivo de PlayStation 4.