Novidades

Ex-designer de Street Fighter anuncia novo jogo de luta; conheça

por Daniel dos Reis
Ex-designer de Street Fighter anuncia novo jogo de luta; conheça

David Sirlin, ex-designer da franquia Street Fighter, anunciou através do PlayStation Blog seu mais novo trabalho. Trata-se de Fantasy Strike, um jogo de luta que chegará ao mercado com uma proposta bastante ousada.

Segundo Sirlin, a ideia é apresentar os jogos de luta através de uma visão bem diferente, removendo grande parte da complexidade inerente ao gênero, oferecendo controles simples e de fácil execução, ao mesmo tempo que se apresenta como um “jogo competidor” para os eSports.

Minha experiência com jogos de luta é de mais de 25 anos. Joguei Street Fighter 1 nos arcades. Joguei outras tantas versões de Street Fighter e Guilty Gear em muitos torneios, ficando entre os top 8 no Evolution. Também fui o principal designer de Street Fighter HD Remix. Eu amo jogos de luta, mas eles geralmente são difíceis de jogar. Eu estou frustrado que grande parte da diversão do gênero é inacessível para maioria das pessoas. Revelou o produtor.

David revela que vem trabalhando em muitas maneiras de tentar tornar os jogos de luta mais acessíveis. Ele pontua que em Street Fighter HD Remix ele conseguiu implementar parte das ideias, mas não foi o suficiente.

Com Fantasy Strike, mesmo os mais inexperientes se sentirão confortáveis. Isso porque o título contará com golpes de entrada, para todos os movimentos, em um único botão. Não será necessário sequer “agachamentos”. Tudo é muito simples.

O produtor ainda explica, segundo sua visão, um dos principais problemas dos jogos de luta atuais.

“Arremessos (Throws) costumavam ser poderosos em jogos de luta, mas após muitas reclamações dos jogadores, os desenvolvedores fizeram-los cada vez mais fracos. Eu acredito que esta é uma maneira errada de fazer as coisas porque um poderoso arremesso é importante para evitar que um jogo fique, demasiadamente, defensivo. Assim, em Fantasy Strike temos um poderoso lançamento, mas temos características únicas que farão com que você possa sair deles”, explica

Sirlin explica também uma das novidades do seu projeto. Chamado de “Contador de Yomi”, funcionará da seguinte maneira: Caso um oponente tente agarrá-lo, basta que o jogador não faça absolutamente nada, deixando o D-PAD e botões livres, com isso o jogo automaticamente reverte o agarrão, muito embora o lutador ainda fique vulnerável a outros golpes ou combinações.

Apesar da aparente simplicidade, o desenhista  reforça que o Contador Yomi não são fáceis de remover, não porque eles sejam difíceis, mas porque exigem uma ótima leitura do combate, sabendo exatamente quando é oportuno aplicá-lo.

Por fim, ele reforça que o desenvolvimento está progredindo muito bem. Neste momento o elenco conta com 8 lutadores de um total de 10 personagens. Atualmente a equipe está trabalhando em ajustes, polimentos e na adição de mais conteúdos.

Fantasy Strike contará com um estande na PlayStation Experience, onde mais detalhes deverão ser compartilhados.