Novidades

Crash Bandicoot: veja como construíram o primeiro estágio do clássico

Curiosidades sobre o processo de criação

por Andrei Longen
Crash Bandicoot: veja como construíram o primeiro estágio do clássico

Crash Bandicoot foi uma das franquias que ajudaram a catapultar o nome do PlayStation na indústria dos jogos eletrônicos. Lançado em 1996, o primeiro game da série introduziu um mascote em um console necessitado de um personagem que ajudasse na identificação imediata do seu entretimento.

Pois chegou a hora de conhecer como as ideias originais para N. Sane Beach, o primeiro estágio do game, foram idealizadas. E mais tarde convertidas em uma das lembranças mais queridas dos jogadores da época. As informações são do PlayStation Blog, que reuniu Jason Rubin, co-fundador da Naughty Dog, e Dan Tanguay, da Vicarious Visions, para uma discussão mais detalhada do trabalho.

O estimado Crash

Os produtores começam falando sobre a importância da modelagem 3D de personagens e de cenários na época. A tecnologia, assim como o primeiro PlayStation, estavam engatinhando. E a desenvolvedora precisava de algo que chamasse a atenção e se afastasse de personagens menos expressivos dos outros jogos daquele período.

Queríamos uma abertura linda, algo além do que tinha sigo visto antes no 3D. Queríamos introduzir Crash aos jogadores. Na nossa concepção, Crash foi o primeiro herói de ação tridimensional. Elaboramos uma sequência de animações faciais e mostramos que ele tinha uma variedade de emoções. Daquele ponto em diante, cada vez que morresse, você via uma emoção. Quando completava um nível ou pegava uma gema, você via uma emoção diferente. Parece básico hoje em dia, mas era mágico naquela época.

Criando N. Sane Beach

O primeiro nível que a Naughty Dog desenvolveu não foi N. Sane Beach, o estágio introdutório do primeiro jogo da franquia. Na época, a empresa tinha apenas 8 funcionários. E, antes disso, a equipe havia criado dezenas de fases que serviriam para introduzir ao jogador as possibilidades de mecânica e as capacidades do hardware.

1

N. Sane Beach introduziu a tecnologia gráfica 3D em um estágio com possibilidades de plataforma. A ideia era permitir os jogadores não apenas se deslocar para a esquerda e para a direita, mas também para frente e para trás livremente. O trajeto da fase tem curvas, atalhos secretos e até ligações com áreas bônus.

Existe uma progressão nítida na fase. A praia parece segura e, assim que começamos a adentar mais nessa selva misteriosa, as coisas ficam muito mais perigosas e desafiantes. Tão importante quanto isso, a música tem um ritmo certeiro que nos mantinha com a vontade de seguir jogando, caso morrêssemos.

Trilogia refeita

Crash está prestes a voltar a um console da Sony. Crash Bandicoot N. Sany Trilogy chega ao PlayStation 4 em 30 de junho. A coletânea traz os três primeiros games da franquia remasterizados em alta definição. Isso inclui melhorias gráficas na geometria de modelagem, de iluminação e na utilização de texturas, além de leves reajustes na jogabilidade para uma experiência mais fluída.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.