Notícias

Sony encontra um “jeitinho” para lidar com cambistas de PS5 na China

A filial chinesa da Sony limitou a oferta do console para membros de nível três ou mais de uma rede social chamada Bilibili

por Valdecir Emboava
Sony encontra um

A escassez de chips semicondutores de energia ainda dificulta a produção dos novos consoles. Por conta disso, cambistas de diversos lugares do mundo aproveitam a situação para revender o PS5 por valores mais altos. Na China, a Sony encontrou um jeito inteligente para lidar com eles: limitando a oferta para membros de uma rede social do país.

Quem relatou a estratégia no Twitter foi o analista da Niko Partners, Daniel Ahmad. Aparentemente, para adquirir um console de nova geração no site da Sony, o comprador precisa atender um requisito muito específico, que é ter uma conta de nível três ou mais no Bilibili — uma rede social chinesa parecida com o YouTube.

Primeiro tweet — Promoção interessante da Sony China: eles tinham um lote de PS5 disponível para venda aos membros do Bilibili (uma espécie de YouTube) com uma conta de nível 3+.

Um equivalente seria como se o console estivesse disponível aos usuários da Twitch com um certo número de pontos no canal. Talvez para parar os cambistas.

Segunod tweet — Bilibili é conhecido por sua grande comunidade de jogos e recebeu um investimento da Sony em 2020. Há também um aplicativo do Bilibili para PlayStation.

Alguém sabe se a Sony fez algo semelhante fora da China com um nível de verificação de empresa parceira/membro?

Console PS5 com o fundo azul.
(FONTE: reprodução)

As previsões para a normalidade da distribuição de chips não é das melhores. Em outubro do ano passado, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a situação pode retornar à normalidade só em 2023 — apesar disso, é válido citar que quem produz o componente para o PS5 é a AMD.

Em fevereiro, PS5 vendeu menos que o Xbox Series pela primeira vez na Europa

Pela primeira vez desde a estreia da nova geração, o PS5 vendeu menos que o Xbox Series na Europa, segundo um levantamento da GSD. Segundo consta, parece que o Series S, console de entrada da Microsoft, tinha muitas unidades disponíveis nos estoques. Confira os detalhes!