Notícias

Update oficial de 60 FPS para Bloodborne no PS5 é possível, diz modder

Recente atualização de Ratchet & Clank para o novo console mostrou que o trabalho é mais simples do que esperava

por Vítor Amorim Heringer
Update oficial de 60 FPS para Bloodborne no PS5 é possível, diz modder

A saga de Bloodborne a 60 FPS no PlayStation 5 ganhou um novo capítulo no último sábado (03). O modder Lance McDonalds, responsável por um patch não oficial que libera a taxa de quadros, disse que é, sim, possível a Sony lançar um update para aumentar o desempenho no novo console.

Em uma thread no Twitter, ele comentou sobre a recente atualização de Ratchet & Clank para o hardware. O modder ficou surpreso que a PlayStation (Insomniac Games) conseguiu habilitar os 60 FPS em um kit de desenvolvimento antigo.

Dessa maneira, seria um trabalho bem mais fácil do que imaginava providenciar uma atualização para o game da FromSoftware. Antes, ele acreditava que o processo seria mais complicado, pois pevia que era necessário alterar arquivos antigos do jogo.

A PlayStation está de alguma forma habilitando jogos que são compilados em SDKs (kits de desenvolvimento de softwares) extremamente antigos para detectar que eles estão rodando no PS5 e desbloquear a taxa de quadros. Não sei como eles estão fazendo isso, mas é extremamente legal e deve tornar a vida dos desenvolvedores muito mais agradável, não tendo que alterar para um novo SDK. O óbvio segue: isso significa que Bloodborne poderia, teoricamente, ser atualizado oficialmente para rodar a 60 FPS (não 4K, que requer o PS4 Pro SDK) sem um redirecionamento do SDK. Portanto, o trabalho é ainda mais fácil do que pensávamos. Então, por que diabos não está sendo feito?

Eu sempre assumi que o método que usei para corrigir o Bloodborne para rodar a 60 FPS não poderia ser feito oficialmente, pois a PlayStation precisaria recompilar e atualizar o SDK, sendo que o meu não. Mas eles acabaram de lançar um patch PS5 para Ratchet & Clank sem alterar o SDK.

Até o momento, jogo permanece travado em 30 FPS até o momento. Vale lembrar que títulos como Days GoneGhost of Tsushima e God of War receberem patches para aprimorar o desempenho no PS5, muitos esperavam que o título da FromSoftware também ganhasse, mas isso não aconteceu.

Bloodborne no PS5 rodando a 4K em 60 FPS

Aproveitando do patch do Lance McDonald, o Digital Foundry, canal especializado em análises técnicas de jogos, divulgou um vídeo de Bloodborne rodando a 4K em 60 FPS no PS5. O veículo usou uma técnica de inteligência artificial para elevar a resolução.

O resultado mostra o game como se tivesse sido desenvolvido para anova geração, com fluidez e nitidez de encher os olhos. Veja aqui!