Notícias

Troy Baker, ator de Joel em The Last of Us, quer transformar vozes em NFT

Dublador formou uma parceria com uma empresa de NFT e causou reação negativa dos fãs

por Vítor Amorim Heringer
Troy Baker, ator de Joel em The Last of Us, quer transformar vozes em NFT

Troy Baker, ator famoso por interpretar e dublar Joel em The Last of Us e o vilão Higgs em Death Stranding, agitou as redes sociais na madrugada desta sexta-feira (14). O artista anunciou parceria com uma empresa que transforma vozes em NFT e causou uma reação negativa dos gamers.

Em seu Twitter, ele revelou que o acordo com a Voiceverse NFT permitirá que novos criadores possam explorar ferramentar inéditas e investir em seus conteúdos — como, para os dubladores, as suas vozes.

Estou formando uma parceria com a Voiceverse NFT para explorar maneiras de, juntos, trazermos ferramentas para novos criadores fazerem coisas inéditas e permitir que todos tenham a chance de possuir e investir nas IPs que criarem. Todos temos uma história para contar. Você pode odiar. Ou você pode criar. O que será?

Nas respostas da publicação, muitos jogadores e até companheiros de profissão tentaram convencer Baker de que não se trata de uma boa ideia. Por exemplo, o dublador Gianni Maltragano deu uma declaração forte e não o apoiará nesta decisão.

Muitas pessoas virão até você com informações sobre por que isso não é bom. Espero que você seja o tipo de homem que parece querer ser, e ouça-os. E não apenas aqueles que dizem o que você quer ouvir. Você é um dos grandes, mas não estarei com você nesta, senhor.

A principal razão das várias pessoas serem contra é o risco ao meio ambiente dos NFTs, como relata o streamer Sanguis Varga.

Cara, é uma ameaça legítima para a sociedade e o planeta em geral. Não é apenas raiva, é dor. Muitos artistas que foram afetados negativamente seguem você. Parece uma traição porque você parece tão por dentro sobre o que os fãs querem. Espero que o salário tenha valido a pena.

Atualmente, ativos digitais (bitcoins, por exemplo) utilizam uma enorme quantidade energia fóssil equivalente ao uso de toda a Argentina, segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge.

Troy Baker, ator de Joel em The Last of Us, quer transformar vozes em NFT
Ao lado de Joel em The Last of Us, Higgs (Death Strading) é um dos seus personagens de destaque na careira. Fonte: Sony

Troy Baker, ator de The Last of Us, pede desculpa, mas não parece desistir

Após ver as reações negativas ao seu post se espalharem pelo Twitter, o ator decidiu se posicionar. Segundo ele, o objetivo é apenas “ajudar” as pessoas contadores de histórias como ele. O artista até se desculpa, mas parece que continuará com a parceria.

Eu sempre quero fazer parte da conversa, mesmo que às vezes isso me encontre no meio de uma conversa barulhenta. Agradeço vocês compartilhando seus pensamentos e me dando muito o que pensar. Eu sou apenas um contador de histórias aqui tentando contar minha história para quem quiser ouvir e… esperando que eu possa ajudar os outros a fazer o mesmo. Às vezes funciona, às vezes não. Sou grato por haver aqueles que são apaixonados por sua postura e, não apenas se sentem seguros para expressar isso, mas também têm os meios para fazê-lo. A parte “odiar/criar” pode ter sido um pouco antagônica… Espero que vocês me perdoem por isso. Foi uma má tentativa de trazer leveza. De qualquer forma, sinta-se à vontade para retomar a conversa, ou não, como quiser.

Qual a sua opinião sobre a polêmica com o intérprete de Joel em The Last of Us, leitor? Muitas empresas estão adentrando — ou se interessam em entrar — no mercado de NFTs nos jogos, como a Square Enix, Ubisoft, Electronic Arts e a SK Gaming (GOALS).