Notícias

Estúdio cancela contratos com a Tripwire Interactive, após comentários anti-aborto do presidente da empresa

Declaração feita nas redes sociais acaba causando corte de relações entre Shipwright Studios e Tripwire Interactive

por Jean Azevedo
Estúdio cancela contratos com a Tripwire Interactive, após comentários anti-aborto do presidente da empresa

John Gibson, presidente da Tripwire Interactive (Maneater), foi alvo de críticas após compartilhar comentários contra a prática do aborto. Ele comemorou a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos ao não intervir com a atual lei vigente do Texas, onde o procedimento é negado depois de seis semanas de gestação — incluindo casos de abuso e incesto, com exceção para emergências médicas. Com isso, a Shipwright Studios cancelou os contratos vigentes com a editora.

Gibson se mostrou orgulhoso da decisão e foi ao Twitter compartilhar sua opinião.

Orgulhoso da Suprema Corte dos Estados Unidos afirmar a lei de banimento do aborto no Texas em bebês com batimento cardíaco. Ainda assim, com muitos apoiadores do outro lado, eu acho importante registrar isso como um desenvolvedor de games e pró-vida.

Nos comentários, a Shipwright Studios publicou um comunicado no qual disse “estar cancelando os contratos existentes de forma imediata”. A desenvolvedora também defendeu os funcionários da Tripwire, que “têm dificuldades para se expressar” nessas horas.

Comunicado Shipwright Studios - Maneater

Enquanto suas políticas são pessoais, o momento no qual você faz delas uma pauta para discurso público acaba envolvendo todos que trabalham por e com você. Trabalhamos junto dos talentosos e apaixonados desenvolvedores da Tripwire nos últimos três anos.

Sabemos da dificuldade dos empregados em se expressar ou agir em cenários como este e como se sentem inconfortáveis em falar o que pensam.

É lamentável, mas sentimos que seria um desserviço a nós mesmos, seus empregados, parceiros e à industria como um todo ao deixarmos passar sem fazer algo.

Começamos a Shipwright com a ideia de que finalmente chegou a hora de colocar o dinheiro onde estão nossas bocas. Não podemos, em sã consciência, continuar trabalhando com a atual estrutura de liderança da Tripwire. Cancelaremos nossos contratos existentes de forma efetiva imediatamente.

A publisher de Maneater ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. A Torn Banner Studios (Chivalry 2) também decidiu se afastar da companhia.

Maneater: Truth Quest já está disponível

A Tripwire Interactive lançou, no dia 31 de agosto, a expansão Truth Quest, de Maneater. A história do DLC se passa logo após o final da narrativa principal, com os jogadores precisando investigar uma conspiração em torno de Port Clovis. Veja mais informações aqui!