Notícias

Take-Two processa devs que fizeram engenharia reversa em GTA 3 e Vice City

Equipe de programação do "projeto Re 3" lançou ambos os jogos para Nintendo Switch, Wii U e PS Vita de forma não oficial

por Vítor Amorim Heringer
Take-Two processa devs que fizeram engenharia reversa em GTA 3 e Vice City

A Take-Two Interactive abriu um processo contra uma equipe de programadores do chamado “projeto Re3”, que pratica engenharia reversa em códigos-fonte de GTA 3 e Vice City. Os devs foram responsáveis por lançar ambos os jogos para Nintendo Switch, Wii U e PS Vita de forma não oficial.

A ação busca “interromper as atividades de um grupo de indivíduos que procuraram ilegalmente copiar, adaptar e distribuir ao público o código-fonte infrator de dois títulos clássicos do GTA […] sem a autorização ou consentimento da Take-Two“. Além disso, cita que a engenharia reversa “causou e continua a causar danos irreparáveis” à publisher.

A editora também pediu a retirada dos games da plataforma de softwares “GitHub“, ao dizer que três programadores “intencionalmente preencheram contranotificações de má-fé que representavam falsamente a legalidade de seu conteúdo“.

Além dos ports não oficiais de GTA 3 e Vice City, o “projeto Re3” também incluía diversos mods nos games, como nova câmera, correções de bugs e suporte a widescreen. Até o momento, a equipe de devs não se pronunciou sobre o caso.

A Take-Two está menos aberta às modificações em seus títulos. Recentemente, a companhia baniu mods de GTA V e de jogos antigos da franquia, assim como de GTA Online e Red Dead Online.

GTA 3 e Vice City remasterizados em 2022?

Ambos os games fazem parte de um extenso rumor de uma trilogia remasterizada de GTA, incluindo San Andreas, com possível lançamento para 2022. A informação é de Tom Henderson, conhecido insider da indústria. Saiba mais aqui!