Notícias

Take-Two está banindo mods de GTA V e jogos antigos da franquia

Conteúdos criados pela comunidade para Vice City e San Andreas foram removidos

por Vítor Amorim Heringer
Take-Two está banindo mods de GTA V e jogos antigos da franquia

Na última semana, a Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games, derrubou diversos de mods feitos para GTA V e outros jogos antigos da franquia. Em uma postagem no GTAForums, diversos fãs relataram que a publisher retirou do ar alguns dos principais conteúdos criados pela comunidade.

Por exemplo, mapas do quinto game numerado da série baseados em GTA 3 Portland, Vice City Overhaul e mais foram desligados. Além disso, mods famosos de VC e San Andreas também fizeram parte da lista de remoção. Confira alguns:

Além destes, o usuário “Ash_735” afirma que muitos outros mods foram derrubados. Em 2017, a Take-Two já foi criticada por não permitir modificações em GTA V. Após muita pressão, concedeu autorização, mas elencou uma série de regras, com a principal sendo de não mexerem no modo online.

Segundo o mesmo usuário, a editora e a Rockstar editaram, em 2019, o documento adicionando o seguinte trecho: “fazer novos jogos, histórias, missões ou mapas“. Dessa maneira, abriu precedente de que qualquer conteúdo poderia ser abolido. No entanto, aparentemente, só começaram a agir por agora.

Take-Two não comenta sobre a retirada de mods de GTA V

David Driver-Gomm, editor e gerente de comunidade do site ModDB, especializado em modificações de games, revelou que entrou em contato com a empresa, mas ela não foi “receptiva” quanto ao assunto.

Tentamos apelar e abrir um diálogo para resolver o problema sem exigir a remoção de mods – dos quais uma boa dúzia ou mais foram afetados – mas a Take-Two não foi receptiva. No momento, meu conselho é que você tenha cuidado se o seu mod também não foi reivindicado por direitos autorais, pois isso poderia ser possível.

“Silent”, modder especializado na franquia, reclamou sobre a situação no Twitter e ainda sugeriu a possibilidade de não trabalhar mais com conteúdos para a série.

Tirar os mods de mapa re3 e GTA V não foi suficiente, agora os mods de mapa para GTA San Andreas estão sendo derrubados. Quanto tempo antes que essa ladeira escorregadia mate todos os mods? Acho que estou perto de colocar um fim em criar mods para GTA agora. Em 2014, o trabalho dos modders seria impulsionado pela Newswire…

E aí, leitor, o que acha desta situação? É a favor dos conteúdos criados pela comunidade?