Notícias

Starfield, jogo next-gen, também pode chegar aos consoles atuais; entenda

Existem grandes chances de o novo game da Bethesda ser cross-gen.

por Bruna Mattos
Starfield, jogo next-gen, também pode chegar aos consoles atuais; entenda

A Bethesda já deu os primeiros passos para a nova geração de consoles. A empresa anunciou Starfield e The Elder Scrolls 6 durante a E3 2018, mas não existem planos para um lançamento futuro. Os dois títulos estão sendo projetados para sistemas que ainda estariam em desenvolvimento.

Apesar dos planos distantes, Todd Howard não descarta que Starfield também possa chegar para a geração atual de consoles. O executivo da Bethesda contou ao Eurogamer que a empresa está “pensando no futuro” não somente em geração ao hardware necessário para rodar o jogo, mas em mecânicas de gameplay:

“[A próxima geração] significa duas coisas [para nós]. Significa hardware e também software do nosso lado, mas também gameplay – o que a próxima geração de RPGs épicos single-player devem ser para nós? O sistemas em que o faremos rodar – os requisitos de hardware – ainda serão determinados. Estamos nos esforçando e pensando muito, muito longe no futuro, então estamos construindo algo que irá exigir hardware da próxima geração. É isso que estamos construindo agora, é onde estão nossos planos, mas não quer dizer que [o jogo] não poderia existir nos sistemas atuais também”.

Considerando a fala de Howard, o game pode ser um título cross-gen, provavelmente lançado no período de troca de geração de consoles. A estimativa é que os novos sistemas sejam anunciados em 2019-2020, indicando que o lançamento de Starfield não estaria assim tão distante quanto parece.

A empolgação nítida de Howard com o novo game não é para menos. A Bethesda está realmente investindo pesado em Starfield há muito tempo. O produtor também contou ao site que a empresa começou a planejar o projeto logo depois do lançamento de Fallout 4, em 2015, mas as primeiras ideias teriam surgido em 2004.

Até agora se sabe muito pouco sobre Starfield. A Bethesda mostrou apenas um teaser rápido durante sua conferência na E3 2018. O vídeo exibia apenas imagens do sol iluminando a silhueta de um planeta, um satélite e o título do game.

A produção do projeto ainda está em fases precoces, mas o jogo já seria “funcional” segundo Howard. O desenvolvimento de Starfield está mais adiantado do que o do aguardado The Elder Scrolls 6, que ainda encontra-se em pré-produção.