Notícias

Problemas de CMOS do PS4 e PS5 estão sendo investigados pela Sony

Segundo fontes do grupo de ativistas da "Does It Play", a Sony está ciente do problema e quer resolvê-lo

por Valdecir Emboava
Problemas de CMOS do PS4 e PS5 estão sendo investigados pela Sony

Segundo um grupo de “ativistas de preservação” chamado “Does it Play“, a Sony está investigando os problemas de CMOS do PlayStation 4 e PlayStation 5. Por conta da sua vida útil, a disfunção seria a principal responsável pelos consoles não rodarem mais games offline futuramente.

Tudo começou no fim de março, quando uma discussão no Twitter sugeriu que o PS4 poderia não funcionar offline caso a bateria do relógio interno do console (CMOS) deixasse de funcionar. A fim de confirmar a teoria, um fã realizou um teste e concluiu que a informação era verídica. Aparentemente, o PS5 também é uma “vítima” da CMOS.

Depois que o assunto veio à tona, os fãs enviaram um comunicado direcionado à Sony descrevendo a descoberta e suas principais preocupações. Veja alguns trechos da carta:

O problema foi trazido pela primeira vez à minha atenção pela equipe da “Does It Play” no Twitter e está relacionado à bateria interna de cronometragem, coloquialmente conhecida como bateria CMOS.

Foi descoberto que quando a bateria acabar, a menos que o console seja capaz de se conectar à internet, o conteúdo digital comprado na PlayStation Store não funcionará. No caso do PlayStation 4, o console também será incapaz de iniciar discos físicos.

Peço que a Sony emita um patch de firmware para corrigir o problema identificado e se comprometa com seus clientes, para o bem das gerações futuras e do meio ambiente, que eles garantirão que a operação contínua de seus consoles e hardware não seja prejudicada por atualizações online.

Imagem com o logo da Sony e um controle de PlayStaion 4, aparelhos produzidos pela Sony.

Felizmente, a mobilização da comunidade rendeu bons resultados. Segundo a equipe do Does It Play, a Sony parece ter informado vários usuários de que está investigando o problema. Além disso, eles também dizem ter ouvido de várias fontes internas que a a gigante japonesa deseja tratar o assunto o mais rápido possível.

Tweets no perfil — mas alguns usuários começaram a receber e-mails de notificação dizendo que a Sony está examinando o problema e ouvimos de fontes internas que eles querem saber disso.

Sony desiste de fechar PlayStation Store do PS3 e PS Vita

No fim de março, a Sony anunciou que encerraria as atividades da PlayStation Store em suas plataformas mais antigas, como PS3PSP e PS Vita. Entretanto, a gigante japonesa voltou atrás e não descontinuará os serviços da loja nesses consoles — menos no PSP. Confira os detalhes!