Sony fechou um dos seus estúdios de jogos por “má gestão”
Em cinco anos de existência, produtora não criou nada
Em fevereiro de 2020, a Sony fechou um dos seus estúdios de jogos da Inglaterra. A desenvolvedora, conhecida como North West Studio, foi fundada em 2015 em Manchester com o intuito de criar games para o PlayStation VR, mas não chegou a lançar nenhum projeto.
O site Polygon entrevistou desenvolvedores que atuaram no estúdio e eles alegaram que, no início, o projeto era promissor por conta do suporte da Sony. No entanto, a produtora sofreu com os líderes que não trabalhavam integralmente e interrompiam o fluxo de criação da equipe com seus gostos e opiniões.
Já em 2016, muita gente começou a sair da North West Studio porque perceberam o lento processo de desenvolvimento. “As pessoas perceberam que o projeto não iria a lugar nenhum e decidiram o que fariam a seguir”, explicou um dos entrevistados.
Foi somente em 2018 que os executivos locais foram se dedicar integralmente à produtora, mas no ano seguinte, Hermen Hulst se tornou o novo chefe do PlayStation Studios e toda a administração mudou. Nesse processo, a Sony olhou os últimos cinco anos e percebeu que o estúdio de jogos em Manchester não havia produzido nada e, por isso, optou pelo desligamento.
Há outros estúdios de jogos da Sony na Inglaterra
É importante destacar que o North West Studio não era a única produtora de games da Sony na Inglaterra. Ainda há a London Studio, responsável pelo frenético Blood & Truth para o PlayStation VR, e a Media Molecule, criadora de Dreams.