Notícias

Sony quer Bungie “mais responsável” em cronogramas de desenvolvimento

Presidente da Sony elogia Bungie como desenvolvedora de games, mas pede mais responsabilidade no setor de negócios

por Vinícius Paráboa
Sony quer Bungie

Durante uma reunião com acionistas, a Sony trouxe informações importantes sobre os planos com a Bungie, desenvolvedora de Destiny e parte da PlayStation Studios. Hiroki Totoki, presidente da gigante japonesa, disse querer que o estúdio “assuma mais responsabilidade com seus cronogramas de produção”.

A reunião ocorreu após a Sony divulgar seus resultados financeiros referentes ao último trimestre. Totoki foi perguntado se havia iniciativas planejadas para a produtora no próximo ano fiscal. Por sua vez, o executivo elogiou a habilidade da companhia como desenvolvedora de videogames, mas demandou melhorias de uma perspectiva de negócios.

Eu visitei os estúdios da Bungie e participei de reuniões com a direção. Vi funcionários extremamente motivados, mostrando criatividade e um incrível conhecimento de jogos como serviço. Entretanto, acho que há espaço para melhorias de um ponto de vista de negócios, em áreas como o uso de despesas e em assumir mais responsabilidade com cronogramas de desenvolvimento. Espero continuar com o diálogo e trazer boas soluções.

Na última semana, a Sony já havia liberado este trecho da fala de Totoki, mas com uma tradução equivocada. Na ocasião, o texto mencionava que todos os estúdios da PlayStation precisavam melhorar no sentido de negócio. No entanto, a empresa japonesa liberou uma nova tradução, afirmando que o presidente se referia apenas à Bungie.

Em dezembro, uma reportagem afirmava que a posição de subsidiária independente que a Bungie possui na Sony Interactive Entertainment (SIE) estaria sob ameaça. Quando a companhia foi adquirida em 2022, o anúncio dizia que ela “seguiria operando independentemente, mantendo a habilidade de publisher, a fim de alcançar os jogadores que deseja”.

Esta ameaça se daria porque o estúdio não estaria conseguindo atingir metas financeiras estabelecidas pela empresa-mãe. Dessa forma, a SIE teria o poder de dissolver a direção atual e tomar o controle completo da desenvolvedora.

Sony perde US$ 10 bilhões em valor de mercado

redução da previsão de vendas do PS5 para o atual ano fiscal, anunciada recentemente pela Sony, não foi bem recebida pelos investidores. As preocupações com a nova estratégia da fabricante resultaram em uma perda de US$ 10 bilhões em valor de mercado, mesmo com receitas recordes. Saiba mais aqui!