Notícias

Devs da Bungie estariam “destruídos” após demissões e atrasos em projetos

Liderança da Bungie teme que o estúdio possa perder sua independência

por André Custodio
Devs da Bungie estariam

A Bungie estaria enfrentando sérios problemas nos últimos dias. Com o moral abalado devido às demissões e atrasos em projetos, devs do estúdio de Destiny 2 especulam uma possível “aquisição total da Sony”, caso a empresa não consiga atingir os resultados esperados.

Uma reportagem da IGN trouxe atualizações preocupantes sobre a atual atmosfera no estúdio. De acordo com fontes, funcionários em cargo de liderança acreditam que a independência da companhia possa ser perdida — algo que viria afetando significativamente o comportamento dos integrantes.

Não existem detalhes sobre metas ou sobre os termos de acordo estabelecidos em 2022 pela Sony, mas aparentemente os objetivos estariam na casa de “um valor muito grande”. Caso não haja o cumprimento, a fabricante teria o direito de dissolver a atual estrutura e assumir controle total da Bungie.

“Sabemos que precisamos de A Forma Final para ter um bom desempenho”, disse uma fonte, mencionando a expansão de Destiny 2 recém-adiada. “E a sensação no estúdio é que, se isso não acontecer, definitivamente teremos mais demissões.”

destiny 2
Fonte: Bungie

Cortes em benefícios dentro da Bungie

As demissões realizadas nas últimas semanas também teriam relação com a suposta atmosfera ameaçadora. Basicamente, os cortes foram um meio viável de eliminar custos e garantir os números dos termos de negociação, mas conversas na empresa sugerem que mais podem ocorrer em breve,

Vários funcionários confirmaram congelamento de contratações, redução em orçamentos de viagens, fim do bônus de férias e suspensão ou encerramento total de benefícios anuais e de atividades laborais. Com isso, o espírito dentro da equipe estaria abalado, com sentimentos de frustração e tristeza.

“Estou com raiva. Estou chateado. Não foi para isso que vim fazer aqui”, disse uma fonte. “Parece que muitos superiores não estão ouvindo os dados e dizem: ‘Só precisamos reconquistar nossos fãs, eles ainda gostam de nós.’ Não. Eles não… Nós nos livramos de alguns de nossos amados mais experientes que estão aqui há mais de 20 anos. Todos os dias eu entro com medo de que eu ou meus amigos sejamos os próximos. Ninguém está seguro.”

No momento, não haveria qualquer garantia de restabelecimento dentro da Bungie. Comentários de colaboradores seriam recebidos com hostilidade, especialmente se envolvem demissões ou tratativas para contornar situações delicadas.

O estúdio trabalha no próximo DLC de Destiny 2, A Forma Final, e em Marathon.