Notícias

Sony apresenta o controle VR de nova geração com formato de “orbe”

Acessório virá com tecnologias do DualSense, como gatilhos adaptáveis e resposta tátil

por Vítor Amorim Heringer
Sony apresenta o controle VR de nova geração com formato de

A Sony apresentou, nesta quinta-feira (18), o controle VR da próxima geração. A sua aparência de “orbe” é um dos destaques e promete mais liberdade e ergonomia, “para que tivesse um bom equilíbrio e fosse confortável de segurar com ambas as mãos”.

Por meio do PS Blog, Hideaki Nishino, vice-presidente de planejamento de plataforma, mostrou o equipamento. Segundo ele, o acessório “mudará a maneira como os jogos de realidade virtual são jogados”. Seguindo o DualSense, também virá com as tecnologias de gatilhos adaptáveis e resposta tátil para maior imersão.

Confira os recursos do novo controle VR apresentados pela Sony:

  • Gatilhos adaptáveis: cada controle VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se já jogou um jogo do PS5, você estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível.
  • Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR.
  • Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.
  • Acompanhamento: o controle VR é acompanhado pelo novo headset VR por meio de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle.
  • Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle VR direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.

Os primeiros protótipos do acessório serão enviados para as equipes de desenvolvimento de jogos “em breve”.

Confira as imagens do novo equipamento:

1
Foto: Reprodução/PS Blog
2
Foto: Reprodução/PS Blog
3
Foto: Reprodução/PS Blog

“A nova geração VR” no PlayStation 5

No final de fevereiro, a Sony havia anunciado o novo sistema VR no PS5. O dispositivo de realidade virtual trará um “salto em desempenho e interatividade” permitindo que os jogadores “tenham um senso maior de presença e imersão”, de acordo com a empresa japonesa. Saiba tudo!

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.