Notícias

Sony “encoraja e apoia” o crossplay e garante mais jogos com o recurso

Gigante japonesa foi uma das últimas a aceitar o crossplay, mas mudou sua política após ceder a pressão do recurso em Fortnite

por Vítor Amorim Heringer
Sony

Em uma entrevista ao site Axios Gaming, Jim Ryan, CEO da SIE, garantiu que a Sony “encoraja e apoia” o crossplay entre plataformas. Além disso, revelou que o número de jogos com o recurso continuará crescendo.

Ryan citou que diversos games como Fortnite, Rocket League, Call of Duty, Minecraft, e, futuramente, Destiny 2, já contam com o crossplay. Apesar da atual política mais “aberta” da empresa, ela esteve reticente por muitos anos sobre a inclusão da tecnologia nos títulos em seus consoles.

O primeiro jogo a receber o recurso foi o battle royale da Epic Games, em 2018. No entanto, Sony só cedeu após uma grande pressão dos jogadores, da mídia e da publisher. A decisão da época fez com que a companhia reformulasse sua política de crossplay, mas não sem receber algo em troca.

Um documento da gigante japonesa obtido no caso entre Epic Games e Apple nos tribunais revelou que a gigante japonesa cobrava royalties da editora de Fortnite por conta do recurso. O motivo seria para “compensar a redução na receita”. Não foi descoberto se a cobrança ainda existe.

Sony pede para retirar o PS4 e o PS5 do crossplay de Borderlands 3

Em um novo caso polêmico, Randy Pitchford, CEO da Gearbox, informou que a Sony pediu para retirar os seus consoles do crossplay de Borderlands 3. Apesar de não ter contado a razão, o site GameInformer acredita que seja justamente o pagamento adicional a origem. A 2K, publisher do game, não teria concordado com a cobrança da empresa. Saiba mais!