Notícias

Documento revela que Sony cobra royalties sobre crossplay de Fortnite

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, confirmou que a Sony é a única plataforma a pedir compensação pelo sistema cruzado

por Valdecir Emboava
Documento revela que Sony cobra royalties sobre crossplay de Fortnite

O caso entre Epic Games e Apple nos tribunais continua revelando novas informações sobre a relação entre Sony e Fortnite. Aparentemente, a gigante japonesa tinha um acordo com a publisher no qual alguns parceiros precisavam pagar royalties pelo crossplay para “compensar a redução na receita”.

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, confirmou que a Sony é a única plataforma a pedir compensação pelo sistema. Segundo ele, a Epic concordou em pagar essas taxas para que o battle royale estivesse disponível com o crossplay no PlayStation.

Vários jogadores caindo na ilha de Fortnite.
(FONTE: Reprodução/Epic Games)

Um documento publicado pelo The Verge mostrou que a gigante japonesa exige o pagamento dos royalties quando um número significativo de usuários da PlayStation contribui para os ganhos do jogo. Joe Kreiner, vice-presidente de negócios, enviou um email pedindo para haver mudanças nessa postura por parte da companhia:

Não consigo imaginar um cenário em que a Epic não consiga o que queremos — essa possibilidade foi jogada fora quando Fortnite se tornou o maior jogo de PlayStation.

Vamos fazer desta uma grande vitória para todos nós. A Epic não está mudando de ideia sobre o assunto, então vamos apenas concordar nisso agora.

O email em questão também detalha uma série de propostas da Epic à Sony, que incluía uma presença conjunta na E3, parcerias promocionais no PlayStation Plus e o anúncio de crossplay em conjunto.

personagem de Fortnite, jogo disponível em plataformas SOny, segurando uma moeda dourada
(FONTE: Reprodução/Epic Games)

A gigante japonesa não tem um histórico muito bom no que diz respeito a permissão do crossplay. Em 2017, ela barrou o jogo cruzado de Rocket League e Minecraft e resistiu em disponibilizar a funcionalidade em 2018 para Fortnite — mas cedeu por pressão dos jogadores.

Epic queria fazer Sony “parecer uma heroína” no anúncio do crossplay de Fortnite

Ainda sobre os documentos compartilhados pelo The Verge, a Epic Games planejava fazer a Sony “parecer uma heroína” no anúncio do crossplay de Fortnite. No entanto, a companhia recusou diversas ofertas até finalmente mudar de opinião. Confira os detalhes na íntegra!