Notícias

Maior que o 2.1: site detalha os novos cabos HDMI Cable Power

Atualmente, os cabos possuem cerca de 3 metros de extensão, dificultando a instalação de certos dispositivos

por Jean Azevedo
Maior que o 2.1: site detalha os novos cabos HDMI Cable Power

As próximas especificações dos cabos HDMI 2.1 indicam uma melhoria interessante para quem não quer deixar os aparelhos que utilizam a conexão tão próximos assim da TV. Segundo o portal FlatPanelsHD, o HDMI Cable Power, desenvolvido para transmitir os dados com a mesma qualidade, mas usando um cabo de maior comprimento, está a caminho.

Atualmente, a tecnologia implementada nos dispositivos 2.1 permite o tráfego de informações da melhor forma quando a extensão não ultrapassa 3 m — chegando até os 9 m, segundo a fabricante Cable Matters. Dessa forma, a versão Cable Power permitirá uma melhor organização em determinados espaços graças a uma maior metragem.

HDMI 2.1 do PS5

HDMI Cable Power funcionará em qualquer dispositivo

Os cabos HDMI Cable Power terão um design com entradas USB Micro-B ou Tipo-C para alimentação. Dessa forma, a saída e a entrada do cabo não serão iguais para não causar confusão nos consumidores. No entanto, isso não se fará necessário em todos os dispositivos. O portal FlatPanelsHD explica em um FAQ:

O HDMI Cable Power funcionará em qualquer dispositivo com HDMI, mas se a fonte não suportar o Cable Power, uma conexão de energia separada deverá ser anexada ao cabo.

Levando em conta o fato do conector ter 300 mA e 5V, mesmo que ele seja instalado de maneira incorreta, não há perigo de curto-circuito, segundo o FAQ. O dispositivo só não transmitirá imagem e som como deveria caso isso aconteça. Nos resta aguardar para saber como tudo isso funcionará na prática.

Por que o HDMI 2.1 é tão importante para o PS5?

Se você não sabe como o HDMI 2.1 impacta no gameplay do PS5, a equipe do MeuPS explicou isso tudo em um artigo especial. Clique aqui para saber a diferença entre os cabos HDMI 2.0 e os utilizados no console.