Notícias

Teorias indicam que Kojima esteja por trás da Blue Box, estúdio de Abandoned

Também existem muitas evidências indicando que Abandoned possa ser um novo game da franquia Silent Hill

por Valdecir Emboava
Teorias indicam que Kojima esteja por trás da Blue Box, estúdio de Abandoned

Uma verdadeira conspiração em torno de Silent Hill, Abandoned e Hideo Kojima surgiu na internet esta semana e indica que o icônico produtor possa estar mexendo os pauzinhos nos bastidores. Antes de mais nada, essa história doida precisa ser muito bem interpretada, mas considere que absolutamente NADA foi confirmado de forma oficial até agora.

Tudo começou com uma publicação enigmática da Blue Box, responsável por Abandoned, no último dia 16 (noticiado aqui pelo MeuPlayStation). Na postagem, o estúdio, que já confirmou não se tratar do “Hideo Kojima disfarçado”, faz uma charada misteriosa, mas logo em seguida se retratou:

https://twitter.com/BBGameStudios/status/1404890697006784521

Adivinhem o nome:

Abandoned = (primeira letra S, última letra L).

Revelação se aproximando…

Queremos deixar as coisas resolvidas. Nós não temos ligação com a Konami. Silent Hill pertence à Konami. Nós não temos relações com Hideo Kojima. Nunca foi a nossa intenção provocar usando o nome Silent Hill. Pedimos sinceras desculpas por isto.

Até aí estava tudo certo, mas não para a comunidade de fãs, que começou uma série de teorias da conspiração para “provar” o envolvimento de Kojima na produção de Abandoned — supostamente, o novo Silent Hill. E eles reuniram algumas (muitas) evidências.

O produtor de Abandoned se chama Hasan Kahraman

Tá, mas o que o produtor Hasan Kahraman tem a ver com toda essa conspiração? Bom, até um tempo atrás, nada. Mas a internet mais uma vez provou que não deixa nenhum detalhe passar em branco.

Um usuário do Twitter descobriu que o nome turco é bem suspeito: em árabe, “Hasan” significa “bonito” e “Kahraman”, que vem do turco (que, por sua vez, é derivado do árabe), significa “herói”.

Por outro lado, a tradução de “Hideo” no google (de japonês para turco) é “Kahraman”, logo: Hideo Kojima = Hasan Kahraman. Isso sem mencionar as iniciais HK. Bom, isso pode ser uma incrível coincidência — ou não.

Outro usuário do Twitter disse que é turco e nunca ouviu falar esse nome por lá.

https://twitter.com/Cece__97/status/1405477126975934469

Sou turco e nunca ouvi falar que o sobrenome de ninguém seja Kahraman, entre todos os nomes. Isso é uma m**** estranha…

Até o LinkedIn de Kahraman parece vazio e teve sua primeira movimentação há poucos meses — o que é suspeito, considerando que o estúdio existe desde 2015.

Linkedin de suposto produtor de Silent Hill.

A imagem de capa da Blue Box no YouTube são várias colinas

O canal oficial da Blue Box no YouTube tem uma capa bastante sugestiva com muitas colinas — em tradução livre para o inglês, colinas = “hills”. Mas isso nem é o importante nessa teoria aqui: mas as coisas ficam sérias — até demais.

Um usuário no Twitter fez uma busca por essa imagem no Google e a plataforma sugeriu que ele pesquisasse por uma nova frase: “Waverly Hills Sanatorium”. Testamos essa pesquisa, mas o direcionamento foi outro. Porém, relatos na rede social dizem que também foi sugerido a mesma pesquisa. Confira abaixo o tweet de “CosmicZeppelin”:

https://twitter.com/CosmicZeppelin/status/1405702459574689792

Como é que nenhuma das coleções de evidências menciona este? Outros também devem ter encontrado isso, não? Pesquisa reversa de imagens para o banner do Youtube.

Pesquisando sobre o tal “Waverly Hills Sanatorium” no Google, descobrimos ser um antigo sanatório abandonado que tratava doentes de tuberculose em 1910, localizado em Kentucky, Estados Unidos.

Segundo uma lenda misteriosa, mencionada pela publicação acima, o quarto 502 tem o espírito de uma enfermeira que pede para os “visitantes” — acredite, pessoas visitam o local — para saírem imediatamente de lá. Veja algumas fotos do sanatório abaixo — e tente não se assustar com as semelhanças à Silent Hill:

Waverly Hills Sanatorium, local parecido com Silent Hill
(FONTE: Reprodução/Patrick Shields)
Quarto 502
Quarto 502 do sanatório (FONTE: Reprodução/Amino)
Um dos quartos de Waverly Hills Sanatorium.
Um dos quartos de Waverly Hills Sanatorium (FONTE: Reprodução/wikivictorian)
Estatua de uma enfermeira em Waverly Hills Sanatorium.
Estátua de uma enfermeira de Waverly Hills Sanatorium (FONTE: Reprodução/oncemorewithsinging)

Trailer de Abandoned tem um trecho com as letras P e T cobertas por uma árvore

No trailer de Abandoned, na marca de 0:49 segundos, é possível ver que uma árvore cobre duas letras da frase “kill The tresPasser” (“mate o invasor”, em tradução livre), que coincidentemente são P e T. Uma referência à famosa demo de PS4? Talvez nunca saberemos. Confira:

PT

Geoff Keighley também é suspeito

Na última quinta (17), Geoff Keighley respondeu a uma pergunta sobre o estúdio de Abandoned, revelando que a Blue Box perguntou-lhe se poderia ajudá-los a revelar o jogo. Segundo ele, “haverá mais para compartilhar sobre este título”, mas que Hasan Kahraman, na verdade, enviou uma mensagem privada para ele sobre isso “há pouco tempo”.

https://twitter.com/geoffkeighley/status/1405597236759646210

Ei Geoff, o que diabos está acontecendo com a Blue Box? Você pode falar sobre o jogo ou a equipe?

 

Print de tela do celular de Geoff Keighley.
Print de tela do celular de Geoff Keighley (FONTE: Reprodução/PushSquare)

Keighley compartilhou evidências desse DM do Twitter (via Push Square), através de uma captura de tela. Isso levanta a questão: por que diabos o figurão da indústria pegaria um print da sua DM pessoal e compartilharia com o público? Pior ainda: de um desenvolvedor aleatório do qual provavelmente ele nunca ouviu falar? Suspeito…

Blue Box disponibilizará aplicativo para Abandoned em 20 de junho

A produtora revelou no começo do mês que Abandoned teria seu próprio aplicativo para PS5, onde os jogadores poderiam assistir aos trailers do jogo em tempo real no console. Isso é uma coisa curiosamente específica que nem mesmo os jogos originais da PlayStation Studios fizeram até então.

https://twitter.com/BBGameStudios/status/1399221847632355337

Experimente todos os trailers e revelações de gameplay com imagens renderizadas em tempo real pelo hardware do PS5 com o app “Abandoned trailer em tempo real” para PS5!

Outro jogo que teve um aplicativo de console como um teaser para um próximo lançamento (mas foi “abandonado” mais tarde) foi a demo PT. Isso é um detalhe que só Kojima se daria ao luxo de formular.

Bom, ainda existem muitas outras evidências sobre o icônico diretor estar a frente da produção do novo Silent Hill, como o próprio nome da Blue Box no Twitter (@BBGameStudios), que parece ser uma referência ao BB de Death Stranding.

E aí, caro leitor? O que você acha dessa conspiração toda envolvendo Silent Hill? Tem fundamento ou é apenas uma série de coincidências? Comente abaixo sua opinião sobre o assunto!