Notícias

Returnal: sobreviva em Atropos com estas dicas

Não dá pra diminuir a dificuldade, mas uma ajudinha sempre é bem-vinda

por Jean Azevedo
Returnal: sobreviva em Atropos com estas dicas

Returnal é o exclusivo de PlayStation 5 que te leva para o planeta Atropos. Como de costume em um roguelike, o jogador é muito punido durante o gameplay e se não usar seus recursos da forma certa, a experiência pode acabar se tornando mais complicada do que deveria. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a resolver os mistérios que rondam a protagonista Selene.

O jogo da Housemarque tem muitas referências aos seus shooters de plataforma anteriores, então fique sabendo que muita aventura está à espreita da astronauta toda vez que ela entra em um ciclo ao descer da nave. Sem mais delongas, vamos às dicas:

Não pare de se movimentar

A Housemarque não trouxe somente os orbes de ataque para Returnal, mas adaptou a plataforma 2D para uma jogabilidade diferenciada em terceira pessoa trazendo seus principais pilares: movimentação e muito cuidado para não ser danificado.

Com Selene, a coisa não seria diferente. Os cenários propositalmente te darão a impressão de que você está cercado o tempo todo, caso você fique muito tempo admirando toda a ação, dificilmente vai encontrar brechas para atacar os inimigos e provavelmente será encurralado e receberá bastante dano.

Não deixe de explorar sua esquiva, ela deixa Selene invulnerável por certo tempo.

Olhe em volta

Para manter o foco em tudo o que está acontecendo, Returnal te obriga a deixar a mira com a arma um pouco de lado. Seja durante a exploração ou enquanto batalha com as criaturas, uma espiadinha sem usar a retícula do seu armamento pode te oferecer um campo de visão bem maior.

Returnal - ControlesCaso não tenha se adaptado com o sistema padrão do jogo devido à configuração do controle oferecer esse tipo de mira junto à alternância de disparo, é possível personalizar seus controles no menu.

Fique atento ao recarregamento das armas

Cada arma em Returnal conta com um sistema de recarregamento padrão, então é bom que o jogador se acostume com as variações para que não fique na mão durante os combates. Pegue o timing certinho e não perca nenhuma chance de entregar a maior quantidade de dano que conseguir.

As melhores armas não são as melhores opções

Selene adquire melhorias enquanto utiliza seus equipamentos por mais tempo, e quanto mais a astronauta mandar bala com uma pistola ou carabina, melhor o desenvolvimento do armamento. O jogo oferece muitas opções que parecem ser mais fortes que a arma que você escolheu, não caia nessa cilada.

Returnal - Melhores ArmasNem sempre o nível de um rifle de assalto indica que ele seja melhor que aquela pistola que você se sente tão confortável ao utilizar. Em certas partes do jogo, a alternância devido à distância e demais situações é válida, mas mantenha suas escolhas de equipamento caso elas estejam funcionando.

Mergulhe no perigo, não fuja dele! 

As esquivas em Returnal são a principal habilidade de Selene. Os dashes podem ser ativados de forma curta ou mais incisiva, e o tempo em que o botão “Círculo” é pressionado define o quão longe você quer ir.

Caso você domine o tempo certo da esquiva, você não terá muito prejuízo ao enfrentar os chefões do game. Durante a execução, Selene não recebe dano pois fica invulnerável.

Não se esqueça da sua espada

Ao atingir certo ponto do primeiro bioma, Selene poderá atacar seus inimigos numa aproximação mais agressiva com o desbloqueio da espada. É lindo assistir a astronauta fatiar as criaturas, e vale ressaltar que esse é o equipamento que mais entrega dano aos habitantes indigestos de Atropos.

Returnal - Espada da SeleneDurante o gameplay você acaba esquecendo que ela existe por estar focado em desviar dos projéteis, mas quando se acostumar com a mudança durante o combate, já era.

Não tomar dano aumenta sua adrenalina

Valorize cada pontinho de vida de Selene em Returnal, pois diferente dos demais shooters no qual os jogadores aceitam tomar um ou dois tiros em troca de um abate, aqui as coisas são bem diferentes. A mecânica de adrenalina recompensa os jogadores que são mais ágeis nesse quesito.

Ao progredir por Atropos, seu traje vai te ajudar na missão, mas a mecânica de adrenalina pode ser um aliado e tanto em lutas prolongadas. A cada inimigo derrotado sem receber dano, o multiplicador de benefícios chega até o nível 5 e oferece recursos únicos como: detectar inimigos através de paredes, mais dano na espada e uma maior chance das criaturas deixarem um loot mais farto.

Sempre procure por vida e resina

Coletar resinas e frascos de Silphium podem mudar o rumo do jogo. Enquanto estiver com a barra de saúde cheia, esses recursos oferecem um aumento no indicador de HP da astronauta. Caso não esteja completamente preenchido, as poções só irão recuperar a vida perdida.

Returnal - Resina de SilphiumJuntar esses itens pode ser prejudicial para sua sobrevivência durante a exploração. A recompensa vale a pena, mas pode acabar prejudicando em combates caso você abra mão de se recuperar em troca do aumento permanente do HP.

Não use ou ative tudo o que encontrar

Isso vale para itens, estações de fabricação e tudo o que você encontrar pelos biomas de Atropos. Em Returnal, os mapas contam com um sistema de viagem rápida, mesmo após as mudanças de ciclo. Isso permite que o jogador volte para explorar e pegue as recompensas depois. 

As camas de pedra, por exemplo, têm melhor utilidade caso você esteja indo para outro bioma, já que recuperam o HP de Selene. Outra dica importante é que caso você não tenha espaço no inventário, os itens não saem do lugar onde você os encontrou.

Morrer propositalmente pode ser uma boa ideia

Depois que você explora um bioma e já conseguiu tirar tudo que há de melhor, inclusive matar o chefão e upar suas armas, o jogo oferece recursos para que você consiga trocar de ambiente de forma mais rápida. A menos que você queira lutar novamente ou melhorar seus equipamentos, não vale a pena ficar repetindo a sequência se você já obteve o que precisava.

Farme o máximo que puder

A única coisa que você leva quando morre em Returnal são seus consumíveis. Isso quer dizer que as melhorias que você fizer nos seus trajes, armas e na barra de HP, serão perdidas. Mas se familiarizar com um bioma pode ser algo bom, já que você saberá os atalhos para derrotar as criaturas e conseguir os upgrades de forma mais rápida.

Cuidado com os upgrades amaldiçoados

Itens que brilham em roxo oferecem upgrades em troca da destruição de algum atributo de forma permanente, até que você complete objetivos para recuperá-los. O jogo pode te fazer pensar que vale a pena deixar seu traje danificado ou dar menos dano na espada em troca de uma recuperação de HP, mas cuidado com as decisões.

Returnal - MaldiçõesCorra dessas melhorias principalmente se pedirem Éter em troca. Por outro lado, uma chave amaldiçoada vale o esforço, caso encontre uma.

Escute o ambiente

Barreiras de pedra que você encontra pelo caminho em Returnal podem ser bem incômodas, mas com o uso de headsets, o áudio do game te direciona até a localização do ponto que pode acioná-las e oferecer recompensas bem úteis. No mais, uma simples observação curiosa pelas paredes também dá algumas pistas, mas fique atento aos ruídos, eles também indicam perigos que ameaçam a saúde de Selene.

Olho no mini mapa

Returnal - mini mapaO mini mapa de Returnal marca absolutamente tudo! Até mesmo a movimentação dos inimigos pode ser identificada antes mesmo deles pensarem em engajar pra cima de Selene. Muita atenção antes de entrar em ambientes onde você terá de tomar cuidado com outras fontes de dano além das criaturas, muitas delas são indicadas de forma prévia no canto inferior direito através dele.

Os covardes sobrevivem

Por muitas vezes, Selene se encontrará em situações na qual o combate não é uma opção favorável no momento. Não pense duas vezes se a melhor escolha é fugir dali. 

ReturnalEm certos ambientes, você poderá encontrar meios para que escape das grandes ondas de inimigos ou apenas para evitar combate quando estiver com a saúde baixa. De qualquer modo, valorize o seu HP, morrer nesse jogo é normal, mas evite.

Estátuas oferecem Obolites

Returnal - Estatuas Olho AmareloAs estátuas de Atropos não servem somente para invocar criaturas fantasmas para dificultar sua caminhada. Fique de olho quando elas estiverem com os olhos amarelos e manda bala caso encontre alguma. Você pode pegar cerca 15 Obolites, que são usados para melhorias e para craftar os frascos maiores de Silphium.

Passe por cima de plantas e ovos de Atropos

Returnal - ambiente com flores e ovos estranhosFalando de coisas destrutíveis no ambiente, caso você encontre plantas roxas e ovos verdes espalhados pelos biomas, passe por cima deles sem pensar duas vezes. A chance é bem baixa, mas você pode encontrar parasitas e Silphium escondidos dentre eles.

Tenha sempre uma chave em mãos

Não vale a pena gastar as suas chaves em baús, o melhor investimento para Selene é abrir as portas de Atropos. Durante a exploração, os recursos encontrados nessas passagens são de certa forma mais valiosos que as caixas. 

As salas nas quais você terá acesso apresentarão melhores opções de loot, contando com artefatos, consumíveis, melhorias de saúde e uma quantidade enorme de Obolites. Valorize as suas chaves, não as desperdice.

Campos de força amarelos são abertos com espadas

Returnal - Portal AmareloDepois de limpar alguns biomas em Returnal, você consequentemente vai acabar dando de cara com portas na cor amarela ou laranja. De primeira, a sua espada pode não perfurar a passagem e abrir caminho, então fique de olho no upgrade: Equilibrista de Lâminas (“Blade Balancer”).  Ao conquistá-lo, Selene conseguirá atravessar o obstáculo.

Use o Éter nos Reconstrutores!

Returnal - ReconstrutoresEliminar os chefões e explorar os ambientes pode conceder Éter, e você tem de usá-lo com sabedoria. As caixas amaldiçoadas oferecem muitas melhorias duvidosas, mas o Reconstrutor precisa de seis fragmentos do item para ativar um CHECKPOINT no jogo. 

Checkpoints são muito raros em Returnal, então fiquem de olho!

Faça bom uso dos artefatos!

Returnal - ArtefatosO jogo conta com dois artefatos que são bem semelhantes aos Reconstrutores, só que eles te trazem de forma imediata de volta para a ação após sua morte. Sempre vale a pena manter pelo menos um deles com você, serão os 300 Obolites mais bem gastos de sua trajetória.

Faça reparos emergenciais

Mais um recurso que você pode explorar sempre que necessário e podem dar uma ajuda e tanto para completar uns três biomas se bem utilizado: Reparos Emergenciais. O traje de Selene é importante demais, e após as lutas com os chefões, uma passadinha por aqui garante que você recupere mais de 30% da resistência total caso se encontre em estado crítico.

Returnal - Reparos EmergenciasGuarde alguns Obolites para esses reparos, é bem caro (400) mas se brotar na sua frente, não pense duas vezes. Use sem moderação. Esse recurso também é oferecido por Parasitas, mas acabam causando perda temporária de algum atributo.

Totens são bem úteis

Durante a exploração dos biomas de Returnal, você vai encontrar alguns totens que de primeiro momento não te oferecerão nenhuma recompensa. Esse mecanismo conta com dois dispositivos que precisam ser ativados para coletar a recompensa, muito cuidado que caso você opte por buscar pelo segundo, a Selene pode acabar tendo que abrir mão de coletas alguns itens valiosos, como os artefatos.

Returnal - TotensAlém de oferecer recompensas valiosas, eles não costumam mudar de lugar após o ciclo se encerrar. Então guarde a localização deles caso se interesse nos upgrades ofertados.

Jogar Returnal online é bem legal

Jogar o título online pode ser uma experiência diferente. O jogador vai competir em desafios diários contra outros jogadores buscando o topo na tabela de ranqueamento. Além disso, Selene pode acabar encontrando o rastro dos jogadores que falharam em algum momento da exploração dos biomas.

O mais surpreendente é quando você encontra os cadáveres de outros players de Returnal. Eles podem reanimar e se tornarem monstros com tentáculos que vão partir pra cima de você enlouquecidamente. Caso você queira vingar a morte desses corpos, é possível usar o Eter para trazer um inimigo poderoso que quando derrotada fornecerá um loot de respeito.

Quando alguém te vingar por Atropos, você também receberá recompensas.

Não corra dos Parasitas

Parasite - Returnal - Parasitas que dão habilidades a SeleneComo mencionado nas 11 coisas que você precisa saber sobre Returnal, os parasitas trazem muitas melhorias, mas também causam impacto negativo no gameplay. Em troca de melhores itens provenientes das criaturas, você pode por exemplo abrir mão de uma parte de sua resistência ao dano recebido.  Selene pode contar com mais de um parasita e explorar suas melhorias ao mesmo tempo.

Agora você está pronto (mais ou menos) para enfrentar os perigos de Atropos. Se precisar de ajuda com os chefões, esse guia aqui pode te ajudar a prever a movimentação deles. Vai platinar  Returnal e conta pra gente como foi!