Notícias

Asobo detalha como recursos do PS5 dão vida a A Plague Tale: Requiem

Recursos do PS5 permitem um maior alcance da visão, renderização aprimorada de mapas e outras novidades de ponta

por André Custodio
Asobo detalha como recursos do PS5 dão vida a A Plague Tale: Requiem

A Asobo Studio confirmou que A Plague Tale Requiem utilizará os recursos do PS5 para aprimorar ao máximo seus aspectos técnicos e funcionalidades. A sequência de A Plague Tale: Innocence terá direito a um campo de visão estendido, renderização aprimorada de mapas e um aumento considerável no número de detalhes processados em tempo real.

De acordo com Nicolas Becavin (via PS Blog), programador de mecanismo da desenvolvedora, o tempo de carregamento baixo por conta do SSD permitirá uma verdadeira expansão dos horizontes. O número de ratos, por exemplo, será aumentado de 5.000 para 300.000 em alguns momentos — cerca de seis vezes maior que a quantidade máxima apresentada no game anterior.

imagem conceitual de a plague tale requiem
Fonte: Asobo Studio

Agora, os animais da praga conseguirão gerenciar movimento de tsunami, em vez de apenas se locomover em hordas pelo solo. Além disso, esse detalhe maximizado se reúne com qualidade otimizada da iluminação, efeitos atmosféricos e muito mais, algo que garante novas abordagens de gameplay e situações ainda mais cinematográficas.

imagem conceitual de a plague tale requiem
Fonte: Asobo Studio

A GPU do PS5 também possibilita a implementação de texturas com altos níveis de detalhes, tanto no escuro quanto em áreas amplas e iluminadas. Em parceria com cenários mais interativos e tridimensionais, a nova física surge com uma maior dinâmica — algo que será reparado no movimento das roupas e em volumes adicionais de mapa.

DualSense melhora a experiência geral em A Plague Tale Requiem

Elogiado por pelo designer-líder da Asobo Studio, Kevin Pinson, o DualSense será uma ferramenta de imersão em A Plague Tale Requiem. O controle do PS5 dará acesso ao áudio 3D realista, alto-falante, feedback tátil com respostas físicas e gatilhos adaptáveis, que se ajustam a armas e ações no combate corpo a corpo.

imagem de gameplay com amicia em a plague tale requiem
Fonte: Asobo Studio

“Há também recursos refrescantes vindo para comunicar o movimento do personagem: o feedback tátil é usado para simular o efeito de cada passo durante a corrida, produzindo pequenos solavancos para o jogador sentir o ritmo do sprint, dando a impressão de estar ao lado dos personagens e compartilhar suas sensações”, comenta Becavin.

A Plague Tale Requiem será lançado em 18 de outubro para PS5, Xbox Series e PC.

Não deixe de acompanhar o MeuPS em nosso perfil oficial no TikTok!