PS4, provavelmente, já atingiu seu “pico” em vendas, pontua Sony
Diretor financeiro acredita que o ponto de máxima aconteceu em 2016.
Ontem (2) você viu aqui que a Sony apresentou seus resultados comerciais-financeiros de seu primeiro trimestre fiscal. Nele, a empresa explicou que já foram enviados às lojas cerca de 63,3 milhões de unidades do PS4 e que ela (Sony) espera que até março de 2018 este número seja de 78 milhões.
Entretanto, se você acredita que os números continuarão a crescer vertiginosamente, assim como foi visto nos três primeiros anos da plataforma, a própria Sony pensa de outra maneira.
De forma mais contida e bem mais ‘pés no chão’, Kenichiro Yoshida, diretor financeiro da empresa, sugeriu que o pico de vendas de hardware – momento onde as pessoas compram mais consoles – foi no ano passado. Ele ainda concluiu que o mesmo acontecerá com os softwares (jogos) ainda em 2017.
Yoshida reforçou que com a chegada do ‘pico’, a lucratividade da Sony tende a se estabilizar e os números passarão a ser mais mais contínuos e com variações menos bruscas. Claro que o lançamento de jogos de peso contribui para gráficos mais inclinados, mas não tão acentuados.
Muito a frente (em vendas) da sua principal concorrente no momento, a Sony tentará manter a dianteira em 2017 e 2018, todavia os desafios serão ainda maiores neste novo período. A chegada do Xbox One X e o sucesso do Nintendo Switch podem representar ameaças positivas no âmbito de concorrência.
Já pensando no PS5?
Quando uma empresa começa a falar de ‘fim de ciclos’, ‘pico de vendas’, ‘planejamentos’, etc não é difícil perceber que ela já está de olho no futuro. E, neste caso, estamos cogitando já um sucessor para o PlayStation 4.
Estamos no início da segunda metade desta geração e certamente os engenheiros de olhos puxados já está projetando um novo console. Analistas apontam que um suposto PS5 possa ser lançado entre 2019 e 2020.