Notícias

63,3 milhões de PS4 já foram enviados às lojas, confirma Sony

Empresa continua com resultados positivos.

por Daniel dos Reis
63,3 milhões de PS4 já foram enviados às lojas, confirma Sony

A Sony revelou hoje (1) relatórios sobre seu desempenho financeiro no primeiro quadrante (de abril a junho) deste ano fiscal. E os números continuam muito positivos, com crescimento em vendas de jogos, contudo houve uma queda nas vendas de hardware, quando em comparação ao ano passado.

Como um todo, considerando todas divisões da multinacional, as receitas aumentaram em 15,2% em relação aos mesmo período do ano anterior. O aumento deve-se as vendas nas áreas de serviços financeiros e semicondutores. Descontando as flutuações do câmbio, as vendas constantes aumentaram em 14%.

1

O detalhamento dos resultados também passou uma atualização nos embarques de unidades do PlayStation 4 para as lojas. Neste primeiro trimestre fiscal, a companhia japonesa enviou aos comércios 3,3 milhões de unidades do aparelho (200 mil abaixo do esperado). Dessa forma, o número total de PS4 enviados às lojas chega a 63,3 milhões.

Sobre estas informações é importante explicar: 63,3 milhões de unidades vendidas para as lojas não representam o total da base instalada. São próximos, mas não são os mesmos.

2

Entrando ainda mais fundo no segmento de games, os números apontam que as receitas com as vendas de softwares (jogos), aumentaram. Isso em virtude dos jogos de PlayStation VR. Contudo, os ganhos foram diluídos em um recente corte de preço do console no exterior.

No compilado geral, comparando com mesmo período do ano passado, os rendimentos diminuíram. O fator Uncharted: A Thief’s End – lançado em maio de 2016 – puxou os gráficos de 2016 para cima. Enquanto em 2017, neste mesmo período, não tivemos um exclusivo tão impactante.

Por fim, a corporação faz previsões para o curto prazo. A Sony espera enviar para as lojas, até o fim deste ano fiscal (marco de 2018), 18 milhões de unidades do PS4. O objetivo é fazer com que as remessas totais de console atinjam 78 milhões de unidades até o fim de março de 2018

Em contrapartida, a Sony revisou para baixo (em 4,8%) sua previsão de lucro no segmento de jogos e rede.