Notícias

PS Store: até 2.200 jogos digitais deixarão de ser acessíveis no PS3, PS Vita e PSP

Enquanto a grande maioria estará disponível em outras plataformas, 120 exclusivos sumirão por não terem mídia física

por Vítor Amorim Heringer
PS Store: até 2.200 jogos digitais deixarão de ser acessíveis no PS3, PS Vita e PSP

Na última segunda-feira (29), a Sony confirmou que a PS Store do PS3PS Vita e PSP serão encerradas a partir de julho. Dessa maneira, por volta de 2.200 jogos somente digitais não estarão mais disponíveis para compra de qualquer maneira nos consoles, segundo análise do site VGC.

O veículo apontou que a grande maioria ainda estará acessível no PC, Xbox e outros consoles PlayStation. No entanto, 120 sumirão totalmente por serem exclusivos e não terem uma versão física.

Confira os números da análise:

  • Cerca de 630 jogos Vita apenas digitais
  • Cerca de 730 jogos PS3 (PSN) apenas digitais
  • Um pequeno número de jogos PSP apenas digitais
  • 293 PlayStation Minis
  • 336 clássicos do PS2
  • Cerca de 260 clássicos do PS1 (especialmente no PSP e Vita)

Além disso, alguns desses jogos se tornarão exclusivos para plataformas da Microsoft, como Beyond Good & Evil HD, Lara Croft e o Guardian of Light e ambos os jogos Bionic Commando.

O VGC fez questão de destacar que os números são uma estimativa. O fim da loja digital web dos consoles tornou a tarefa mais complicada de compilar todos os games.

A PS Store do PS Vita será encerrada em 27 de agosto. No PS3 e no PSP, isso acontecerá quase dois meses antes, em 2 de julho.

Funcionalidades disponíveis após o fim da PS Store no PS3, PS Vita e PSP

O fim da PlayStation Store nas plataformas não quer dizer que todas as funcionalidades deixarão de existir. A Sony divulgou que alguns recursos ainda estarão disponíveis, como baixar novamente e jogar títulos de jogos comprados anteriormente e resgatar vouchers de jogo e PS Plus. Veja a lista completa.