Notícias

Ex-PlayStation diz que Sony e Microsoft não estão em guerra de aquisições

Jack Tretton relembrou dos velhos tempos de Sony e afirmou que naquela época as coisas seriam diferentes

por Valdecir Emboava
Ex-PlayStation diz que Sony e Microsoft não estão em guerra de aquisições

Os últimos meses foram marcados por grandes movimentações no mercado de games, tanto da Sony quanto da Microsoft. Para o grande público, isso seria uma forma de competir para ver quem faz a “melhor compra”, mas para o ex-CEO da PlayStation dos EUA, Jack Tretton, as gigantes do entretenimento não estão em uma guerra de aquisições.

Para Tretton, que conversou com o Game Informer, as desenvolvedoras e editoras não são adquiridas para fazer mal umas às outras ou com base nas manobras da concorrência. Segundo ele, o objetivo é sempre e apenas expandir seus próprios negócios para incorporar parceiros que se alinham às ideias de cada uma. Ele chega até a relembrar os velhos tempos, sugerindo que a coisa toda poderia ser totalmente diferente:

Quando voltei para a Sony e tentávamos estabelecer a marca PlayStation, o Xbox foi lançado. De repente estávamos tentando competir com uma empresa formidável da Microsoft, era muito de ‘ganhar em às custas da concorrência, contrariá-los, bloquear o que eles estão fazendo’. Mas acho que os negócios cresceram tanto que agora que não é mais assim.

PlayStation
(FONTE: reprodução)

Além disso, o executivo não tem dúvidas de que “a antiga Microsoft” poderia ter feito Call of Duty um exclusivo do Xbox (o que não será o caso). Mas os tempos mudaram, e a empresa se mostrou muito aberta aos jogos multiplataforma, incorporando efetivamente o PC ao seu ecossistema.

O mesmo caminho também foi seguido pela Sony com a PlayStation, que está cada vez mais aberta aos computadores — e até adquiriu a Nixxes Software para ajudar nos ports dos jogos da casa para a plataforma.

FromSoftware pode estar na mira da PlayStation

Nos últimos dias, muitos rumores tomaram conta das redes e sugeriram que a PlayStation pode anunciar uma grande aquisição em breve. Aparentemente, pode se tratar da FromSoftware, estúdio liderado por Hidetaka Miyazaki. Saiba mais!