Notícias

Microsoft vs Sony: resumo com as principais falas de Jim Ryan

Chefe da PlayStation foi convocado para depor, nesta terça-feira (27), durante julgamento pela compra da Activision

por André Custodio
Microsoft vs Sony: resumo com as principais falas de Jim Ryan

Durante o quarto dia de audiência sobre a aquisição da Activision pela Microsoft, Jim Ryan, chefe da PlayStation, entrou em cena. Ao longo de mais de uma hora, o executivo expressou suas preocupações com a fusão e teceu comentários sobre exclusividade e serviços.

Em meio a muitas polêmicas, algumas frases ditas por Ryan repercutiram na internet e geraram ainda mais fogo em uma disputa que parece longe de acabar. Confira abaixo alguns recortes de falas do chefe da PlayStation, ditas na tarde desta terça-feira (27) à corte norte-americana:

Sobre o desempenho de vendas do Xbox Series

“Como foi o desempenho dos consoles Xbox de nona geração em termos de vendas?”, questiona o advogado do FTC.

Como nós, eles estão preocupados com a escassez de suprimentos. Entendemos, mas a demanda por seus produtos é robusta.

Sobre a popularidade do Xbox nos EUA

Muitos de seus jogos envolvem um elemento de tiro e multijogador online. Ambos são tipicamente mais populares nos Estados Unidos do que fora do país.

Sobre o posicionamento de mercado da Nintendo

A tecnologia de hardware da Nintendo é de natureza muito menos sofisticada em comparação à de PlayStation ou Xbox. Seu hardware normalmente é vendido por um preço mais barato e seu público-alvo é bem mais jovem.

Sobre a exclusividade de third-parties no PlayStation

Os esforços de desenvolvimento necessários para fazer esses jogos são reduzidos. Acho que praticamente todos os jogos da Bethesda eram multiplataforma antes da aquisição.

Sobre o compartilhamento de dados do PS6 com a Microsoft

Simplesmente não podíamos correr o risco de uma empresa pertencente a um concorrente direto ter acesso a essas informações.

Os kits de desenvolvimento permitem que os estúdios tenham visibilidade e trabalhem no conjunto de recursos que nosso novo console implantará.

Os riscos comerciais associados ao conhecimento desses conjuntos de recursos vazando para nosso principal concorrente não são algo que confiaríamos em qualquer contrato para impor.

Sobre a oferta de jogos da Microsoft no PlayStation

Jim Ryan afirmou que a Microsoft teria oferecido uma “lista de jogos não significativos” como garantia de compromissos com a empresa rival. Jogos da Activision no PlayStation devem ser suficientemente amplos para se alinhar totalmente às expectativas dos jogadores”, comenta.

Não é uma manobra de exclusividade do Xbox. Eles estão pensando mais do que isso e têm dinheiro para fazer movimentos como este. Passei bastante tempo com Phil [Spencer] e Bobby [Kotick] no último dia e tenho certeza de que continuaremos a ver Call of Duty no PlayStation por muitos anos.

Advogado da Microsoft: “Você acha que seria melhor se a Microsoft mantivesse os jogos da Activision no PlayStation?”

Sim, eu acho.

Advogado da Microsoft: “Então você acredita que é do interesse da Microsoft disponibilizar os jogos da Activision em várias plataformas?”

Não, eu não concordo com isso.

Advogado da Microsoft: Então, se você estivesse executando o Xbox, recomendaria tornar Call of Duty e outros jogos da Activision exclusivos para Xbox e PC?

Essa é uma pergunta hipotética que não desejo responder.

Advogado da Microsoft: Então você não pode responder?

Não tenho conhecimento suficiente para responder a essa pergunta.

banner de call of duty
Fonte: Activision

Sobre a conversa da Sony com o CMA (Reino Unido)

Não fiquei particularmente feliz com a proposta de 31 de janeiro, mas esperava que fosse um disparo inicial. Acredito que esta transação é ruim para a concorrência. […] Certamente tivemos uma reunião com o CMA durante o verão.

Sobre a exclusividade de Starfield

Eu não gosto disso, mas fundamentalmente não tenho nada contra. Não gosto, mas não vejo como anticompetitivo.

Sobre a conversa com Bobby Kotick, da Activision

‘Não quero um novo contrato de Call of Duty. Eu só quero bloquear sua fusão’. Eu disse a ele [Bobby Kotick] que achava que a transação era anticompetitiva. Esperava que os reguladores fizessem seu trabalho e a bloqueassem.

O que Bobby queria fazer era se proteger estendendo a colaboração de marketing entre a Sony e a Activision, caso a transação não prosseguisse.

Sobre estabelecer o PS Plus como concorrente do Game Pass

Uma das razões pelas quais estamos investindo maciçamente em desenvolvimento e publicação próprios é para nos fornecer uma vantagem contra a pressão de um modelo de negócios histórico.

Ter um modelo de negócios em que você possui elementos de cima para baixo aumenta sua capacidade de ser autodeterminado.

“Falei com todas as editoras que unanimemente não gostam do Game Pass, porque seu valor é destrutivo”, diz Ryan, completando que essa seria uma “visão muito comum das publishers.”

novo ps plus
Fonte: Sony

Sobre a tecnologia de jogos na nuvem

A tecnologia de nuvem se tornará um componente significativo de como os jogadores acessam os jogos entre 2025 e 2035. Estamos fazendo investimentos significativos em nuvem na expectativa de que ela se torne uma maneira muito simbólica de como os jogadores acessam os games.

O julgamento sobre a aquisição da Activision pela Microsoft encerra em 29 de junho. A fabricante do Xbox tem até 18 de julho para tentar fechar sua proposta de compra.