“Todos usam IA” na indústria de games, diz funcionário da Xbox
Brandon Stirrup admite que Xbox e "todas" as outras empresas usam IA em games
MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation
Brandon Stirrup admite que Xbox e "todas" as outras empresas usam IA em games
Brandon Stirrup, funcionário do setor de estratégia de negócios da Xbox, resolveu tocar em um tema atualmente polêmico no desenvolvimento de games: inteligência artificial. Segundo ele, “todas as empresas” do ramo usam IA.
Apesar de saber que seria criticado, Stirrup admitiu que a Xbox usa IA na produção de games, pois não há como ignorar a existência da tecnologia.
Para provar o seu ponto, o funcionário, que diz “nunca tentou fazer um jogo”, resolveu se aventurar na tarefa com o auxílio de uma ferramenta de IA. Trabalhando por apenas três horas, ele conseguiu criar um game de futebol (apesar de claramente ser bastante ruim). Veja:
My little bad game took 3 hours of active work this weekend. I have never attempted to make a video game. Also went to an NFL game with some friends, the park with my daughter, and spent time with family. It was a fun weekend. What if I had two people helping me over the course… https://t.co/4henQVxr9N pic.twitter.com/mCUvB6mMQb
— Brandon Stirrup (@brandonstirrup) October 19, 2026
Stirrup ainda levanta outro ponto: caso tivesse a ajuda de dois funcionários durante um ano inteiro, além, é claro, da IA, ele acredita que conseguiria criar um game AAA.
A discussão sobre o uso de inteligência artificial em jogos é bastante ampla, com o principal argumento sendo que a arte precisa ser feita com “alma” (ou seja, por um humano). Mesmo assim, Stirrup traz um bom debate, afinal de contas, pensar em um futuro sem o auxílio da tecnologia (principalmente da forma como ela vem evoluindo) é praticamente impossível.
Fonte: Eurogamer
Mais em Notícias
Brandon Stirrup admite que Xbox e "todas" as outras empresas usam IA em games
Traje de McNeil conta com um erro de ortografia em parte do braço
Jogo mais aguardado de todos os tempos, GTA VI será lançado em 19 de novembro deste ano.
História tem taxa de 92% de aprovação dos jogadores da Steam
Adaptação da Capcom liderou as bilheterias no primeiro fim de semana, mas ficou abaixo de projeções iniciais
Update de 19 de outubro será o último do RPG de ação
Final Fantasy VII Revelation vai mudar uma tradição estabelecida pelos dois capítulos anteriores da trilogia.
O PS6 pode chegar ao mercado enfrentando um cenário complicado de custos e com um preço bem elevado.
Proposta foi formalizada pelo deputado Ritchie Torres, do partido Democrata
Clive Barker, criador de Hellraiser, ficou impressionado com o resultado de Hellraiser: Revival e elogiou o trabalho.