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Microsoft vs Sony: Resumo da disputa pela Activision

Próximos cinco dias serão determinantes para definir o futuro da Activision

por André Custodio
Microsoft vs Sony: Resumo da disputa pela Activision

A última quinta-feira (22) deu início a uma série de cinco dias que determinarão o futuro da Activision na indústria. Phil Spencer, chefe do Xbox, volta a enfrentar a Federal Trade Commission (FTC) neste segundo embate, após o órgão manifestar receio sobre a transação.

Em um tribunal de San Francisco, na Califórnia, representantes do Xbox tentam se defender do pedido de liminar levantado pela FTC. Nesse primeiro momento, Spencer se reúne a outros executivos e discute tópicos como Starfield, Call of Duty, exclusividade de jogos e demais questões relevantes.

sony e microsoft por call of duty
Fonte: MeuPS

Confira abaixo algumas das principais falas emitidas pelo chefe da divisão de games da Microsoft:

Microsoft se compromete a manter Call of Duty no PlayStation

Eu levantaria minha mão e faria o que fosse preciso. Meu compromisso e meu testemunho é de que continuaremos a lançar versões futuras de Call of Duty no PlayStation 5 da Sony.

Esse é o meu objetivo sim. Se o que você está tentando propor é que a Sony pode mudar os termos de como enviamos jogos em nossa plataforma, isso nos proibiria de enviar em suas plataformas.

A Sony está pedindo compromissos significativos… mesmo que saibamos como lançar jogos no PlayStation, o que fazemos regularmente.

Sobre a possível exclusividade de The Elder Scrolls 6

Acho que não sabemos em quais plataformas ele será lançado, considerando o quão longe o jogo está. É difícil para nós agora definir. É tão distante que é difícil entender quais serão as plataformas neste momento. É a mesma equipe que está terminando Starfield, que sai em setembro. Então, estamos falando de um jogo que está a mais de cinco anos de distância.

Sobre a aquisição da Bethesda e acordos de exclusividade

Queria que fossemos ousados ​​em anunciar o acordo com a Bethesda, focar no estúdio no Xbox. Queria que nos sentimos à vontade para dizer que a aquisição da Bethesda visa tornar o Xbox mais forte. Nosso foco com a empresa será o ecossistema do Xbox.

Quando adquirimos a ZeniMax, um dos motivos para isso é que a Sony fez um acordo para Deathloop e Ghostwire… para pagar à Bethesda para não lançar esses jogos no Xbox. Portanto, a discussão sobre Starfield quando ouvimos que o jogo também acabaria pulando o Xbox, não podíamos estar em uma posição como um console de terceiro lugar, onde ficaríamos ainda mais para trás em nossa propriedade de conteúdo.

“É incorreto ou correto dizer que a Microsoft sempre tornará seus jogos exclusivos?” perguntou o advogado da Microsoft. “Isso é incorreto,” diz Spencer. O chefe da Xbox segue afirmando que isso inclui jogos da ZeniMax e da Activision.

starfield
Fonte: Bethesda

Sobre a Activision no Nintendo Switch

“Você acha que Call of Duty no Switch terá a mesma aparência para um jogador como se estivesse jogando no Xbox Series X?” pergunta o FTC.

“Acho que será um ótimo jogo do Switch”, diz o chefe do Xbox, Phil Spencer. “Acredito que não vá ficar igual.”

“Você se lembra que eu disse que, para os usuários do Xbox, trata-se de entregar ótimos jogos exclusivos para você em plataformas onde o Game Pass existe?” pergunta a FTC. “Sim, eu tenho”, diz o executivo.

Sobre a retenção de devkits pela Sony

A Sony estava relutante em nos enviar devkits do PlayStation… isso nos atrasou no desenvolvimento do Minecraft para PS5. Existe uma versão do Minecraft que roda [bem] no PS5.

Sobre o PlayStation não receber jogos da Activision

“Você já conversou com a Microsoft sobre pular os títulos da Activision no PlayStation?”, questiona o FTC.

“Não me lembro de uma conversa específica, mas parece algo normal para nós”, admite Spencer. “Não há um valor em termos estratégico. [Como] é uma análise estratégica, seria mais um comentário sobre como esse ativo se encaixa no modelo que temos. Não há um valor numérico atribuído.

Sobre a negociação por Call of Duty no Xbox

Não pagamos pela exclusividade em nossa própria plataforma. Quando um concorrente está assinando ativamente jogos de terceiros para ignorar nossa plataforma, é mais importante para nós proteger jogos de terceiros em nosso serviço, incluindo Call of Duty.

call of duty
Fonte: Activision

Sobre jogos AAA no Xbox

Na sua opinião, a Microsoft precisa de uma cadência regular de conteúdo AAA para serviços?

“Sim, acho que nossos clientes precisam de conteúdo com data de lançamento para investir em nossa plataforma, diz Spencer.

Sobre a estratégia da Sony no mercado

Você vê a Sony como uma concorrente agressiva?” pergunta o FTC.

“A Sony é líder de mercado com uma capacidade considerável e uma concorrente agressiva”, diz Phil Spencer. “Toda vez que lançamos um jogo no PlayStation, a Sony capta 30% da receita que fazemos em sua plataforma e usa esse dinheiro entre outras receitas para tentar reduzir a sobrevivência do Xbox no mercado. Tentamos competir, mas como eu disse, nos últimos 20 anos, não conseguimos fazer isso de forma eficaz.

Sobre a guerra de consoles

Você acha que os jogos da Microsoft perderam a guerra dos consoles?”

Como a guerra de consoles é uma construção social com a comunidade, eu nunca gostaria de nos excluir de nossos fãs”, diz Spencer. “Estamos em terceiro lugar. Estamos atrás da Sony e da Nintendo no compartilhamento de consoles localmente.

Sobre a concorrência com o Nintendo Switch

O Switch foi projetado para as pessoas levarem em movimento. Tem uma bateria, é uma plataforma móvel que as pessoas podem levar consigo. Considerando que os consoles de 8ª geração [Xbox One] exigem que sejam conectados e não tenham uma tela, a Nintendo construiu uma plataforma diferente.

O PS5 e o Xbox Series X foram lançados ao mesmo tempo. De uma certa forma, esses dois parecem funcionalmente mais equivalentes.

Sobre a participação da Microsoft no setor mobile

Acontece que existem muitas barreiras para os jogos de console serem exibidos na tela do telefone. Minha verdadeira esperança era o fato de termos quase 20 anos de jogos do Xbox construídos em nossa plataforma de console, o que nos daria uma oferta única para jogadores no mobile.

Sobre a tentativa de aquisição da Zynga

Entramos em algumas discussões com uma empresa chamada Zynga, que acabou sendo adquirida pela Take-Two. No final, para nossa oportunidade, pensamos que precisávamos ter algo ainda maior do que a Zynga, dado nosso pequeno espaço inicial no negócio móvel.

Take-Two conclui aquisição da Zynga
Fonte: Zynga

Sobre jogos do Xbox em lojas mobile

Tanto o Google quanto a Apple exercem controle sobre a maior plataforma de jogos. A Apple não nos permite colocar um aplicativo de streaming em sua loja, então não podemos trazer jogos de console por meio de sua loja.

É uma competição pelo controle deles na maior plataforma de jogos. Estes são títulos que os jogadores querem jogar. Temos um mecanismo de oferta para entregar games, então eles optam por bloqueá-lo.

Sobre a opinião da Sony sobre a aquisição da Activision

Recebi afirmações positivas de Kenichiro Yoshida [CEO da Sony]. Ele entendeu nossa lógica por trás do acordo. Acho que a troca de e-mails mostrou que ele entendeu que não era sobre o PlayStation.

Sobre os exclusivos em outras plataformas

A Sony tem um catálogo significativo de jogos exclusivos. É drasticamente maior, dramaticamente maior do que o que temos no Xbox hoje. O [setor] first-party da Sony e da Nintendo é mais forte que o Xbox. É uma parte estabelecida do negócio de consoles, e a Sony e a Nintendo são muito fortes com seus jogos exclusivos.

banner da playstation studios, concorrente da microsoft
Fonte: PlayStation

Sobre a expansão dos negócios da Microsoft

Nosso negócio é no mobile, PC e console, mas quando você pensa sobre a oportunidade única em relação à nossa estratégia atual, é esse engajamento móvel que a Activision impulsiona.

Estamos tentando competir no mercado expandindo nossos negócios. Parte do crescimento de nossos negócios é algo que nossos concorrentes gostariam de ter. Portanto, parte de nosso crescimento provavelmente é de nossos concorrentes que não percebem esse crescimento por conta própria.

O PIX já caiu?

“Agora você tem um pagamento adiantado de US$ 70 bilhões para a Activision, certo?” pergunta o advogado da FTC.

Não, quando você adquire algo não é um pagamento. É realmente uma transferência de dinheiro para um ativo chamado Activision que você acredita que retém o valor que você adquiriu. É incorreto financeiramente”, esclarece Spencer.

O julgamento sobre a aquisição da Activision pela Microsoft encerra em 29 de junho. A fabricante do Xbox tem até 18 de julho para tentar fechar sua proposta de compra.