Notícias

Kojima se posiciona a favor das mídias físicas e mostra preocupação com o avanço digital

Diretor japonês acredita que os consumidores podem não ter total controle de conteúdos digitais

por Vítor Amorim Heringer
Kojima se posiciona a favor das mídias físicas e mostra preocupação com o avanço digital

Hideo Kojima, criador da franquia Metal Gear e diretor de Death Stranding, expressou sua preocupação com o fim das mídias físicas e a falta de controle de conteúdos digitais. Sua apreensão não está limitada aos games, mas a todo o entretenimento, como filmes, livros e músicas.

A discussão começou após ele postar algumas imagens de um disco e dizer que os CDs “logo irão embora”. Dessa maneira, ele faz questão de sempre comprá-los.

Os CDs irão embora em breve. Quando penso nisso, ainda os compro. Mesmo que eu os tenha a granel.

Em seguida, o dev desenvolveu seu pensamento. Segundo ele, os dados digitais não serão mais propriedade dos consumidores. Além disso, os acessos online podem ser cortados repentinamente por conta de diversas mudanças, em sua opinião.

Eventualmente, mesmo os dados digitais não serão mais propriedade de indivíduos por sua própria iniciativa. Sempre que ocorre uma grande mudança ou acidente no mundo, em um país, em um governo, em uma ideia, em uma tendência, o acesso a ela pode ser repentinamente cortado. Não poderemos acessar gratuitamente os filmes, livros e músicas que amamos. Eu não teria. É disso que tenho medo. Isso não é ganância.

Kojima ainda retweetou uma resposta de um fã dizendo que se arrepende de ter um de seus games favoritos em mídia digital, pois o acesso foi cortado. “Eu faria qualquer coisa para manter preservada uma cópia física“, disse o usuário.

O próximo lançamento do diretor será Death Stranding: Director’s Cut. A versão de PS5 do seu game mais recente terá novos conteúdos e melhorias visuais para o console.

Preocupação de Kojima faz sentido: mídias físicas da Sony representam pequena parte da receita

Segundo o último relatório da Sony, apenas 4% da receita do seu setor de games vieram de mídias físicas, enquanto 19% resultaram de jogos digitais. Isto mostra a tendência atual dos jogadores privilegiando os títulos de lojas como a PlayStation Store. Veja todos os números!