Notícias

Kojima sobre seu estúdio: “Me disseram que nunca daria certo”

Criador japonês fundou seu próprio estúdio e continua apostando na independência de seus projetos

por Jean Azevedo
Kojima sobre seu estúdio: “Me disseram que nunca daria certo”

Death Stranding, OD, e possíveis outros futuros games do estúdio de Hideo Kojima serão lembrados com carinho pelo criador. Em uma publicação feita no Twitter (X), ele falou sobre como duvidaram que seus projetos vingaram sem a ajuda de um financiador por trás.

De acordo com o desenvolvedor, pouquíssimas pessoas tiveram sucesso ao tomar essa decisão. No caso dele, ele saiu da Konami em outubro de 2015 e no mesmo ano já revelou estar produzindo Death Stranding para a PlayStation. Em um desabafo nas redes sociais, ele falou sobre como superou a desconfiança e prosperou:

A razão pela qual sou independente e defendo uma carreira para toda a vida é porque para mim “criar coisas” não é mais um trabalho. É por isso que não há aposentadoria. Criar coisas é viver. Mais uma coisa. Na indústria de jogos há pouquíssimas pessoas que conseguiram se tornar independentes em um grande estúdio de produção de jogos, seja no Japão ou no exterior. Mesmo há oito anos, quando comecei a minha própria empresa, sofri oposição de todos, seja no escritório, de colegas e familiares, que disseram: “Isso nunca dará certo”. Eles disseram ser impossível sem o aporte financeiro e organizacional de uma empresa. No entanto, alguém tem de provar que essa é uma forma de antiquada de se pensar. Os jovens criadores devem ter liberdade de escolha. Esta é uma das razões pelas quais continuo a “criar coisas”.

PlayStation Showcase Hideo Kojima

A Kojima Productions inclusive sofreu uma certa pressão na produção de Death Stranding. Segundo o criador, se o projeto desse errado, não existiria aquele “cheque” de pagamento e qualquer falha comercial seria crucial para o estúdio.

Documentário de Hideo Kojima chegará ao Disney+ em 2024

E o documentário Connecting Worlds de Hideo Kojima chegará ao Disney+ no outono de 2024, assim, os fãs do criador terão ainda mais contexto sobre como foi a criação do estúdio independente dele. Veja aqui!