Notícias

Mas… gente? Kojima é “acusado” de ter assassinado o ex-premiê do Japão

Caso ocorreu nesta sexta-feira (8), quando um atirador atentou contra o político japonês em um comício

por André Custodio
Mas... gente? Kojima é

Hideo Kojima foi equivocadamente indicado como suspeito pelo assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. O crime, ocorrido na manhã desta sexta-feira (8) durante um comício, movimentou alguns veículos de imprensa, que caíram em uma “brincadeira” de mal gosto e colocaram o dev de jogos como um atirador mascarado.

Supostamente, o caso teve início após um usuário do 4chan, fórum virtual com publicações anônimas, mencionar semelhanças entre o criador de Metal Gear Solid e o assassino de Abe. As mensagens acabaram tomando grandes proporções e alcançaram o político francês Damien Rieu, que compartilhou as imagens em suas redes e acusou Kojima de ser um criminoso de “extrema esquerda”.

Sem apurar a origem da história, Rieu divulgou publicações de ódio e apagou-as logo em seguida, mas o estrago já estava feito. Com milhares de interações, as fotos e alegações chegaram em uma estação de notícias na Grécia e foram transmitidas ao vivo como verídicas, colocando Kojima como o grande antagonista por trás da tragédia. 

Confira abaixo o tweet excluído (via ResetEra):

tweet sobre assassinato e hideo kojima
Fonte: ResetEra

Primeiro tweet — Soube da morte de Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão. Eu estritamente não concordava com algumas de suas posições políticas, mas o crime cometido é imperdoável. Minhas condolências para o povo japonês.

Segundo tweet — A extrema-esquerda mata.

“Tetsuya confessou suas ações à polícia, admitindo que queria Abe morto porque estava desapontado e chateado com ele. A polícia soube que ele [o culpado] serviu nas Forças Especiais da Marinha e ensinou uma unidade na Faculdade de Medicina de Fisioterapia para pacientes com demência. Ele era apaixonado por Che Guevara”, descreve a equipe de jornalistas no vídeo da reportagem.

O caso segue em investigação pelas autoridades japonesas. Porém, já avisando para que ninguém desconfie ou caia nessa fake news, Kojima não possui relação alguma como o assassinato.

Hideo Kojima sugeriu crossaves há uma década

Em thread publicada em suas redes sociais, Hideo Kojima afirmou ter sugerido a ideia de oficializar o crossave para os desenvolvedores. Segundo ele, o recurso já era para existir há anos e teria facilitado bastante a vida dos jogadores, mas foi uma função pouco compreendida pelos estúdios de jogos. Clique aqui para saber mais.

Acompanhe o MeuPlayStation no Google Notícias

Essa e outras matérias você pode conferir na íntegra através da página oficial do MeuPlayStation no Google Notícias. São promoções, análises e notícias atualizadas em tempo real e disponibilizadas em uma plataforma acessível para todos. Confira!